Saúde estende atendimento de suspeitos de dengue no hospital de campanha a partir de segunda (28)

0
452

Neste sábado (26) e domingo (27), o atendimento ainda continuará sendo feito das 7h às 19h. A partir de segunda-feira (28), será das 7h às 21h

 

O Centro de Atendimento de Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), passará a atender das 7 às 21 horas, a partir de segunda-feira, dia 28 de março.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, que está reorganizando o horário, é atender com mais eficiência a demanda de pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, oferecendo consultas, exames e, quando necessário, reidratação.

“Nós reorganizamos o atendimento na assistência de acordo com a demanda, que está grande, inclusive nas UPAs que também atendem suspeitos de dengue, além das outras patologias. E é um atendimento que requer mais tempo na consulta, porque o diagnóstico da dengue é clínico; em alguns casos, o paciente também precisa ficar um tempo na reidratação. Ampliando o horário no Centro de Atendimento do hospital de campanha, vamos atender melhor e um volume maior de pacientes”, afirma Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

Nesta semana, o Centro de Atendimento de Dengue registrou uma média de 230 atendimentos diários.

Ainda segundo Eliana, é importante as pessoas ficarem atentas aos sintomas da dengue, que são febre, dor no corpo e dor de cabeça localizada na área dos olhos, podendo ocorrer também manchas vermelhas pelo corpo.

Nos casos mais graves, que requerem internação, pode ocorrer distúrbios de coagulação, com sangramentos.

“É feita a coleta da sorologia a partir do sexto dia de sintomas, mas o tratamento já é iniciado ns primeiros sintomas, de acordo com a avaliação do médico. Por isso, é importante buscar atendimento”, reafirma ela.

No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti continuam, com bloqueios, visitas domiciliares, nebulização e fumacê, mas é fundamental o apoio da população na limpeza dos quintais, já que 80% dos criadouros do mosquito continuam dentro das casas habitadas, segundo a Vigilância Epidemiológica.

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados. Neste sábado (26) e domingo (27), o atendimento ainda continuará sendo feito das 7h às 19h. A partir de segunda-feira (28), será das 7h às 21h.

E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAS, 24 horas.

Inclusive a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da doença, está retomando o atendimento de outras patologias, já neste sábado (26). Ou seja, a unidade que funciona 24 horas, continua sendo referência para Covid-19, mas volta a atender as demandas de outras patologias, inclusive dengue.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.