Saúde é tema de live da Programação do Mês da Juventude

0
320

Bate-papo será transmitido nesta quinta e contará com a participação da psicóloga Rafaela Modé

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, às 20 horas, a Programação do Mês da Juventude apresentará a live com o tema “Saúde”. Essa será a terceira de seis transmissões que abordam temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude, marcada para o dia 24 de setembro e que reunirá, de forma online, prefeitos, vereadores e lideranças jovens.
A live desta quinta será transmitida pelo Youtube da Prefeitura e contará com a participação de Rafaela Beraldo Modé. A convidada possui graduação em Psicologia, Letras e Direito, é pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e possui também formação em Educação à Distância. Atualmente trabalha como psicóloga em consultório e como diretora geral da Escola de Governo do Município de Araraquara – EGMA. Faz parte da Articulação Nacional de Psicologues Trans – ANPTrans. Foi coordenadora de Direitos Humanos do Município de Araraquara de setembro de 2019 a março de 2020.
A assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, que fará a mediação da live, falou sobre a importância de debater o assunto. “Hoje vivemos em uma pandemia e nessa live vamos tratar desse tema tão importante que é saúde. Quando falamos de jovens, de adolescentes, outros assuntos merecem atenção como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, que fica muito debilitada nessa época de pandemia, além de crises de ansiedade, que é algo muito comum na juventude hoje em dia”, explicou.
As outras lives marcadas abordarão os temas: “Educação, qualificação e trabalho e renda” (27/08 com Leocádia e Camila Capacle; “Esporte e lazer” (30/08 com Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio da Silva); e “Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade” (31/08 com Danilo Forlini e Gisele Barbosa). Todas essas lives podem ser conferidas no Youtube oficial da Prefeitura. Já a Conferência da Juventude (24/09) e o seu encerramento (25/09) contarão com transmissão ao vivo pelo Youtube e também pelo Facebook da Prefeitura.
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda contou ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico e batalha de hip hop. Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES: PRÉ-CONFERÊNCIAS
Lives temáticas sobre os eixos da conferência da juventude.
Transmissão: Youtube da Prefeitura de Araraquara.

Calendário:
26/08 às 20h – Rafaela Modé. Tema: Saúde;
27/08 às 19h – Leocárdia e Camila Capacle. Tema: Educação, Qualificação e trabalho e renda;
30/08 às 19h – Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio da Silva. Tema: Esporte e lazer;
31/08 às 18h – Danilo Forlini e Gisele Barbosa. Tema: Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade;

PARTICIPANTES

RAFAELA BERALDO MODÉ – Possui graduação em psicologia, letras e direito, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e possui também Formação em Educação à Distância. Atualmente atua como psicóloga em consultório e como Diretora Geral da Escola de Governo do Município de Araraquara – EGMA. Faz parte da Articulação Nacional de Psicologues Trans – ANPTrans. Foi coordenadora de Direitos Humanos do Município de Araraquara de setembro de 2019 a março de 2020.

LEOCARDIA CRISTINA REGINALDO DA CRUZ – Araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação, pós-graduada em Educação Especial, graduada em Pedagogia, pós-graduanda em psicopedagogia clínica, habilitada para o magistério e formada em Tutoria Virtual. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas.

CAMILA CAPACLE – Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar. Gestora pública. Mãe. Feminista. Antiratista. Ativista por um mundo justo e solidário.

ROSELI DO CARMO GUSTAVO DA SILVA – Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara/Fundesport e Coordenadora Executiva de Projetos Sociais e Esportivo do Município de Araraquara 2021· Ex-jogadora de Basquete da Seleção Brasileira. Vice-campeã olímpica em Atlanta 1996, Campeã Mundial na Austrália em 1994, campeã Panamericana em Cuba 1991. Defendeu os clubes da Unimep – Piracicaba, Bcn – Osasco, Ponte Preta – Campinas, União Micaelense – Ilha dos Açores – Portugal, Ferrol – Espanha, BRAHE Basket – Suécia.

NICOLY APRÍGIO – Jogadora da Ferroviária. Nascida em Araraquara, ela tem 24 anos e atua como volante. Formada na própria Ferroviária, já passou por Audax e Palmeiras, antes de retornar ao seu time de origem. Participou das conquistas da Copa do Brasil 2014, Brasileiro 2014, Libertadores 2015, Copa Paulista 2019 (pelo Palmeiras) e Libertadores 2020. Pela Seleção Brasileira, conquistou o Sul-Americano Sub-20.

DANILO FORLINI – Doutorando e Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Técnico em Assuntos Educacionais no IFSP e Diretor na Cia. Improvisória de Teatro. Participou como educador e idealizador em projetos de educação política e atualmente pesquisa as áreas de cidadania, democracia, criatividade e teatro.

GISELE HELOISE BARBOSA – Doutora em Ciência Política, associada da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e atua há mais de 10 anos como professora da educação básica.

24/09 – Conferência Municipal de Juventude “Esperançar”
Abertura Horário: 18 horas (a confirmar)
Local: Online
Transmissão: Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara.
Sinopse: Abertura, será com a presença de prefeitos, vereadores e COMJUVE e vamos falar dos eixos e da importância de conselho de juventude atuante, e do plano municipal de juventude.

25/09 – Discussão e Encerramento
Horário: 16 horas (a confirmar)
Local: Online
Transmissão: Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara.
Sinopse: Discussão dos eixos, criação do Plano Municipal de Juventude.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.