Saúde atribui variação dos casos de Covid-19 aos feriados prolongados de abril

0
354

Baixa ocupação de leitos reforça a importância do esquema vacinal completo

Dois feriados prolongados no mês de abril, com viagens, encontros familiares e aglomerações, podem ter provocado a alta do número de casos confirmados de Covid-19 no município, observada principalmente no decorrer dessa semana. Essa é a avaliação da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

No dia 1 de abril, o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara apontava 49 casos positivados, o equivalente a 6,33% do total de testados. Levando em conta somente os sintomáticos testados, essa porcentagem ficava em 11,5%. No início desta semana já era possível observar o aumento das porcentagens; eram 47 casos positivados, o equivalente a 21,96% dos sintomáticos e assintomáticos testados. Considerando apenas os sintomáticos, eram 24,73%. Nesta quinta (28), foram 217 casos confirmados: 32,14% do total de testados e 43,55% dos sintomáticos.

“É preciso considerar as porcentagens para avaliar a situação epidemiológica, porque o número total de testes varia diariamente. São as porcentagens que indicam a real situação. Aumentou nesses últimos dias e nós acreditamos que seja reflexo de dois feriados prolongados, onde as pessoas viajaram, participaram de aglomerações e festas familiares”, avalia. “Mas é importante observar que o número de internações, felizmente, não acompanha essa alta. Temos 5 pacientes de Araraquara internados com Covid hoje, sendo quatro em enfermarias e um em UTI, ou seja, a taxa de ocupação de leitos se mantém em baixa. Essa atual situação epidemiológica reforça ainda mais a importância de se ter o esquema vacinal completo contra a Covid-19”, aponta Eliana Honain.

Ela ressalta que as taxas de ocupação de leitos – que hoje estão em 18% na enfermaria e 5% na UTI – foram caindo à medida que a vacinação avançou: 94,75% da população araraquarense já recebeu pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 e 89,34% receberam as duas doses ou a dose única. Em relação à dose adicional, essa marca chega a 61,39% da população de Araraquara.

Já foram aplicadas no município 579.211 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 219.377 da primeira dose, 213.005 da segunda dose e dose única e 146.829 de terceira dose.

“A pandemia ainda não acabou e a orientação é que as pessoas devem continuar atentas aos riscos de contaminação da doença: as aglomerações, as grandes festas. E também devem saber usar a máscara quando houver necessidade, mas estamos superando a pandemia devagar e com vacina. Quem não completou ainda o esquema vacinal deve procurar o polo de vacinação para se proteger. Vamos continuar alertas também acompanhando a situação epidemiológica”, afirma a secretária de Saúde.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, locais, horários e documentos que devem ser apresentados são atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura.

As testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.