Saúde amplia vacinação contra meningite

0
239

Ampliação segue recomendação da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde

Os públicos aptos à vacinação contra a meningite foram ampliados, temporariamente, por recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Seguindo a recomendação, a Secretaria Municipal da Saúde amplia temporariamente a vacinação contra meningite meningocócica C para crianças até 10 anos e adolescentes de 15 a 19 anos sem comprovação vacinal. A ampliação é temporária até o dia 28 de fevereiro.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade.

Também até fevereiro está sendo feito o reforço do imunizante para trabalhadores que atuam em serviços de saúde, independentemente da situação vacinal. Para se vacinar, basta apresentar comprovante de vínculo e registro profissional.

Além disso, a vacina meningocócica ACWY também está sendo temporariamente ampliada para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, independentemente da situação vacinal, até junho desse ano. A meningocócica ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite, faz parte do calendário básico somente na faixa etária de 11 a 12 anos.

Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, pesquisas mostram que os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

As vacinas são aplicadas em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.