"Os municípios estão tendo mais responsabilidades e menos recursos. Se os governos estadual e federal continuarem nesta linha de repasse, não saberemos onde chegar. Está cada vez mais difícil administrar uma cidade", diz o prefeito Antônio Sérgio Trentim que participou, nesta semana, da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O desabafo encontra sentido nos mais de 4 mil prefeitos que estiveram em Brasília para dissolver “A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral”.
Exemplo
"Este ano, a responsabilidade da manutenção e ampliação elétrica ficou para município, eximindo a concessionária. É difícil aceitar tal situação. A receita de Santa Lúcia, assim como a de muitos municípios, não cobre despesas de manutenção e folha de pagamento. Agora teremos mais esta responsabilidade. Em contrapartida vemos o Governo bater recorde de arrecadação", diz Trentim.
Brasília
Trentim cumpriu outros compromissos: viabilizar documentos do "Minha Casa, Minha Vida", no Ministério das Cidades. "Conseguimos a área, agilizando a documentação para brevemente conseguir o início da construção das casas populares; no gabinete do deputado federal Newton Lima (PT) fomos tratar da liberação de uma verba de R$ 300 mil, oriunda de uma emenda do próprio deputado". Recentemente Santa Lúcia ganhou R$ 450 mil do Governo Estadual.