Reafirmando reportagem de algum tempo, elaborada pelo J.A. com a finalidade de levar às autoridades a necessidade de estudo e providências para acertar a data concernente à comemoração do aniversário de Santa Lúcia, voltamos ao tema para que sejam valorizados os dados históricos e, por consequência, seja remarcada a comemoração do ato administrativo de emancipação político-administrativa de Araraquara.
O dia 19 de dezembro de 1910, recentemente comemorado como "Dia do Município", com prefeitura e Câmara fechados, se refere à Lei 1.227 que na verdade criou o Distrito no município de Araraquara. A lei 5.285 de 18 de fevereiro de 1959 foi a que criou o município, quando da emancipação de Araraquara. Vale dizer, Santa Lúcia foi entendida como entidade autônoma no dia 18 de fevereiro, que vem ser o dia certo para comemoração municipal.
Competência
Os dados oficiais constam do IGC Instituto Geográfico e Cartográfico da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. Assim, a iniciativa cabe ao prefeito Antonio Carlos Abuabud Júnior encaminhando mensagem aos vereadores presididos pelo Flávio Rodrigo Catelani ou, a cada vereador, em ambos os casos contando com a aprovação do plenário para, em seguida, encaminhar o autógrafo ao chefe do Executivo para a devida sanção.
É de se esperar que prefeito e vereadores, no último ano de mandato, atentem para o detalhe de fundamental importância a fim de fazer valer a verdade dos fatos. Em respeito à história e pela responsabilidade inerente à investidura democrática que determina a ação em nome da população. (Geraldo Polezze é jornalista-editor)