Santa Casa de Araraquara, apoia a campanha do janeiro roxo em prol à Hanseníase

0
103

Janeiro também é o mês mundial de conscientização e combate à doença hanseníase, conhecida também como lepra e a Santa Casa apoia esta causa.

A médica infectologista da SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde) da instituição, Ana Beatriz Cavalcante, ressalta que a data é fundamental, para que as pessoas saibam mais sobre a doença e procurem o tratamento adequado “Esta data, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à doença, reduzindo o estigma e promovendo a prevenção”, finaliza.

A doença infecciosa, afeta a pele, nervos periféricos e mucosas. Alguns dos sintomas são manchas na pele e até perda da sensibilidade. O diagnóstico é feito através de exames clínicos.

A Dra. Ana Beatriz, reforça que apesar de não ter uma vacina, a hanseníase, é tratável com medicamentos específicos que são fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e a cura é possível, acontecendo em 90% dos casos, se o tratamento for realizado corretamente. Isso destaca a importância do acesso da população aos serviços de saúde.

Caso a pessoa apresente um dos sintomas, ou mesmo dúvidas procure o atendimento médico ambulatorial mais próximo, O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.