“Sandbox Regulatório” é proposta para alavancar empreendedorismo inovador

0
408

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação de Banco de Testes Regulatórios e Tecnológicos

Empreendedorismo inovador é a proposta do vereador João Clemente (PSDB) para alavancar a economia do município. Por isso, o parlamentar encaminhou a Indicação nº 1599/2022 à Prefeitura, sugerindo a criação do Banco de Testes Regulatórios e Tecnológicos – “Sandbox Regulatório”, a fim de fomentar o desenvolvimento experimental sustentável de processos, serviços ou soluções por ‘govtechs’, isto é, startups que se propõem a gerar processos inovadores na gestão pública e economia de recursos.

Clemente explicou que o Sandbox Regulatório é um ambiente em que entidades são autorizadas pelo Banco Central do Brasil para testar, por período determinado, um projeto inovador na área financeira ou de pagamento, observando um conjunto específico de disposições regulamentares que amparam a realização controlada e delimitada de suas atividades. O objetivo é estimular a inovação e a diversidade de modelos de negócio, a concorrência entre os fornecedores de produtos e serviços financeiros e atender às diversas necessidades dos usuários.

O parlamentar destacou ainda que Araraquara conta com o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. Tem ainda a Rede de Economia Criativa e Solidária; e, por meio de secretarias, como a do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o município mantém coordenadorias, unidades e gerências que desenvolvem projetos nas áreas do empreendimento inovador, criativo e solidário.

“Desse modo, o Banco de Testes Regulatórios e Tecnológicos – “Sandbox Regulatório seria mais uma ferramenta de desenvolvimento social, tecnológico, econômico, científico e vanguardista. Além disso, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento inovador sustentável são de interesse da própria população araraquarense”, justificou o vereador.
(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.