Sábado (30): Dia do Ferroviário ganha festa no museu da antiga estação

0
380

Feira de artes, shows com chorinho e gastronomia marcam a programação, com realização das 10 às 16 horas

O Dia do Ferroviário, comemorado em 30 de abril, será festejado neste sábado, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, antiga sede da estação ferroviária de Araraquara. Com entrada gratuita, a festa promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, será realizada das 10 às 16 horas, com feira de artes e artesanato, shows musicais e estandes com comes e bebes.

O evento, com realização da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, homenageia os trabalhadores das estradas de ferro que tanto ajudaram no desenvolvimento das cidades da região de Araraquara. Para tanto, a festa contará com feira de empreendedores locais, organizada pelo Coletivo Ê.mana Artes; exposição de três maquetes com a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara; chorinho ao vivo, com a participação de Oliver Kofi e Grupo (11h), Sarambeque (13h15) e Trio Zabumbê (14h45); além das delícias do cardápio do Açaizeiro, Bolaria e Cervejaria Papilas, à venda na área de gastronomia.

“A ideia é celebrar ocupando o espaço do museu com atividades interdisciplinares. Uma festa que exalte a história desta importante comunidade, já que neste momento estamos mais flexíveis para eventos presenciais”, aponta o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

Feira de Artes e chorinho – O Coletivo Ê.mana Artes leva um time de 27 expositores ao Museu Ferroviário. Com trabalhos artesanais produzidos em Araraquara e região, os artigos se dividem em diversos segmentos, como: decoração, autocuidado, gastronomia, infantil, moda e acessórios.

Variadas opções de presente, inclusive para o Dia das Mães, estarão disponíveis com preços acessíveis e facilidade no pagamento. Produtos feitos artesanalmente por artistas e empreendedores locais demonstrarão afeto, carinho e a força do empreendimento local com produtos de qualidade.

Para animar a festa, o chorinho comanda o ritmo da festa, com Oliver Kofi e Grupo, Sarambeque e Trio Zabumbê.

Oliver Kofi e Grupo abrem a programação às 11 horas. O trio de música instrumental brasileira, foi fundado com o propósito de estudar, conhecer e divulgar essa vertente da música, tocando chorinho, samba, bossa nova, baião, frevo, entre outros rítmos. Com a intenção de estudar a música instrumental, o guitarrista e violonista Oliver Kofi, convidou seus amigos, Conrado Silva (bateria e percussão) e Bruno Bento Costa (cavaquinho), para desenvolver esse trabalho de estudo e pesquisa musical.

A apresentação do grupo Sarambeque, às 13h15, traz a pesquisa que norteia as atividades do grupo com muita variedade rítmica, melódica e harmônica do choro, na tentativa de entender as suas diferentes manifestações, como o choro sambado, o choro-seresta, o maxixe, o tango brasileiro e a valsa. O Grupo Sarambeque – Choro Tradicional, criado em 2014, também busca entender como as influências europeias e africanas se misturaram tanto na rítmica quanto nas harmonias e melodias para resultar neste gênero único e exclusivamente brasileiro que é o choro.

Por fim, às 14h45 é a vez do Trio Zabumbê, também formado em 2014. Formado pelo guitarrista Fabiano Marchesini, o baixista acústico Cleber Fogaça e o baterista Beto Figueiredo, o trio apresenta uma sonoridade forte e marcada pela criatividade. Os músicos – com vasta experiência adquirida em seus projetos paralelos –  contam com apresentações e gravações ao lado de nomes importantes da música, além de atuarem em vários projetos e festivais pelo interior paulista.

Comes e bebes – Açaizeiro, Bolaria e Cervejaria Papilas são os parceiros gastronômicos que irão preparar as delícias que estarão sendo comercializadas durante o encontro.

Já tradicional na cidade pela qualidade dos produtos oferecidos e pelo espaço agradável e sempre movimentado, o Açaizeiro marca presença no Museu Ferroviário com seus conhecidos e deliciosos sucos, sanduíches naturais, açaí e salada de frutas. A qualidade e o sabor dos produtos frescos são grandes diferenciais do Açaizeiro e devem atrair a atenção do público.

A Bolaria também vem para somar aos empreendedores da gastronomia: a empresa trabalha com a produção de bolos, pães e cookies, tudo feito com produtos de qualidade e sem conservantes, a fim de novas experiências gastronômicas, com produtos deliciosos em embalagens personalizadas. Sabores incríveis e um visual bacana estão garantidos com essa participação na homenagem aos ferroviários.

A pequena e local Cerveja Papilas, foi sonhada, criada e produzida em Araraquara. A ideia é oferecer cerveja e chopp com alto nível de qualidade e sabor, com produtos sempre frescos. A proposta dessa marca jovem é apresentar cervejas diferenciadas e maltadas para o consumidor de Araraquara e região – conheça neste sábado.

A entrada para o evento é gratuita.

SERVIÇO:

Comemoração Dia do Ferroviário

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araujo

Dia: sábado (30 de abril)

Horário: das 10 às 16 horas

Atrações:

– Feira de artes com Coletivo Ê.mana Artes

– Exposição de maquetes com a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara

– Chorinho ao vivo: Oliver Kofi e Grupo (11h), Sarambeque (13h15) e Trio Zabumbê (14h45)

– Cardápio gastronômico: Açaizeiro, Bolaria e Cervejaria Papilas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.