Sábado (22): FliSol aborda “Literatura e Infância” no Parque Botânico

0
249

Encontro às 15h conta com a participação de Dagoberto José Fonseca e Márcio Thamos

“Literatura e Infância” marcam a programação do Esquenta da FliSol – Feira Literária da Morada do Sol neste sábado, 22 de outubro. A atividade será realizada no Parque Botânico, às 15h, com a participação de Dagoberto José Fonseca e Márcio Thamos.

A atividade é uma ação integrada à Semana de Ciências Sociais, e é realizada em parceria com a Unesp – Campus Araraquara, Projeto Vivendo a Cidade e projeto Beco 1.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

O Parque Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/nº, no Jardim Botânico.

Confira mais sobre os participantes:

Dagoberto José Fonseca

Professor livre docente em Antropologia Brasileira, Phd do Departamento de Ciências Sociais, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Araraquara) e em Serviço Social (Franca), ambos da UNESP, Coordenador do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN) e do Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade (LEAD), Coordenador Científico do Núcleo Negro da UNESP para a Pesquisa e Extensão (NUPE) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNESP e Tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP-Campus Araraquara.

Membro, consultor, assessor e pareceristas de diversas instituições públicas e privadas. Têm vários livros, artigos, capítulos de livros científicos, de poemas e de contos infantil e infanto-juvenil publicados no Brasil, França, Moçambique, Angola e México, entre os quais citamos o infantil “Vovó Nanã vai à escola” – Editora FTD e no prelo o infanto-juvenil “Quem ri por último, ri melhor” – Dandara Editora e em produção a coleção “Viagens pela África” – Gráfica e Editora Abreu.

Márcio Thamos

Professor de Língua e Literatura Latina do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Araraquara; credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma Instituição.

A tradução de poesia e a análise semiológica de textos clássicos, bem como o estudo das relações entre palavra e imagem, formam uma base constante de seus interesses como docente e pesquisador. A partir de um princípio empírico de proporcionalidade métrica desenvolvido em seus estudos, mantém um projeto de tradução decassilábica da obra épica de Virgílio. Publicou O umbigo do rei (Escrituras), As armas e o varão: leitura e tradução do canto I da Eneida (Edusp) e lançou recentemente o livreto ilustrado A Fábula da Estrela, além de uma segunda edição do caderno de poemas O homem horizontal (2Coqueiros).

Para conhecer mais: https://sites.google.com/site/marciothamos .

SERVIÇO

Esquenta FliSol – Feira Literária da Morada do Sol

Atividade: “Literatura e Infância”, com Dagoberto José Fonseca e Márcio Thamos

Local: Parque Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata – Jardim Botânico)

Data: sábado (22 de outubro)

Horário: 15 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.