Oficinas, “Toré” no Sesc Araraquara, mostra das academias no Teatro Municipal, Sessão Maldita e Bailinho no Espaço Arte Multicultural: atividades gratuitas começam pela manhã e seguem até à noite
Sábado (21) intenso na programação do FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A programação gratuita tem início cedo e segue até à noite com oficinas, a manifestação indígena “Toré”, mostra das academias, Sessão Maldita e Bailinho.
Logo pela manhã, às 10h, o elenco do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA – Universidade Federal da Bahia realiza a Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” na Casa SP Afro, abordando as danças de matrizes africanas pretas baianas. A oficina segue até as 12 horas.
Depois, às 13h, é a vez da Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI), da Plataforma Danças Que Temos Feito (Dqtf). A oficina será realizada na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) até as 15 horas e abordará princípios criativos em dança atrelados ao movimento do corpo no ato de tocar, bem como suas confluências que emergem em coletividade.
A Aldeia Wassu é atração no Sesc Araraquara (no Espaço Quintal) às 16h, com “Toré”, uma dança-ritual na qual o público é convidado a participar, numa imersão cultural que trará alguns elementos como o grafismo, a dança e a música presentes em seus cotidianos. Acesso livre, sem necessidade de ingressos.
Às 18h, no Teatro Municipal, será realizada a Mostra das Escolas, Academias e Grupos de Dança de Araraquara e região, em uma organização de Beatriz Borghi. Desde 2017, com a retomada do FIDA sob a direção e curadoria de Gilsamara Moura, a mostra das escolas, academias e grupos de dança da cidade e região esteve presente em todas as edições, propagando as múltiplas formas de manifestar dança na cidade e região.
Vale destacar que, antes do início da Mostra, Antrifo Sanches (BA) e Gilsamara Moura (SP/BA) discorrem sobre o lançamento do Curso de Licenciatura em Dança (EaD-UFBA). Os ingressos para a Mostra serão distribuídos uma hora antes do início, na bilheteria do teatro.
Fechando as atividades do sábado, o Espaço Arte Multicultural recebe a Sessão Maldita com o espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis”, às 21h, seguido pelo Bailinho com Grupo Embalanço em parceria com o Studio Zambabem.
“Transgressoras – sobre muros invisíveis” é um espetáculo de dança de salão contemporânea, com classificação etária para 16 anos. Três mulheres dançam em uma casa. Aos poucos, cada um dos cômodos se torna palco para uma conversa sincera. Através das danças a dois, em quatro episódios, as intérpretes riscam com seus passos no chão, estratégias de enfrentamento às opressões e violências sofridas em um espaço que deveria acolher e proteger. Com as intérpretes Criadoras: Luzinete Silva, Sabrina Kelly e Magda Silva.
A entrada para “Transgressoras” é gratuita e limitada a 35 pessoas. A retirada de 01 ingresso por pessoa poderá ser feita com 01h de antecedência no local da apresentação; já o Bailinho será aberto ao público.
SERVIÇO:
FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Data: sábado (21 de setembro)
– Programação:
10h às 12h: Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” com Elenco GDC/UFBA (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)
13h às 15h: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque” com Ireno Junior (PI) – Para o núcleo da escola municipal de dança e público geral
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
16h: “Toré”, com Aldeia Wassu
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
18h: Mostra das Escolas, Academias e Grupos de Dança de Araraquara e região (organização: Beatriz Borghi) + Fala sobre o Curso de Licenciatura em Dança (EaD-UFBA) com Antrifo Sanches (BA) e Gilsamara Moura (SP/BA)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
21h: Espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis” (Sessão Maldita) + Bailinho com Grupo Embalanço em parceria com Studio Zambabem
Local: Espaço Arte Multicultural (Rua Itália, 1934 – Centro)
Programação gratuita
Oficinas – Inscrições abertas: https://bit.ly/oficinasfida2024
Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA