Sábado (20) tem festa na Praça Pedro de Toledo com o encerramento da Semana Nacional dos Museus

0
548

Diversas atividades agitam a programação que tem início às 10 horas: museu aberto para visitação da exposição “Ocupação Mestre Jorge”, Encontro de Brechós, apresentação do Bonde das Batukeras e Baile do Lima

Neste sábado, 20 de maio, será realizado o encerramento da 21ª Semana Nacional dos Museus, com uma programação festiva na Praça Pedro de Toledo onde está localizado o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. A programação gratuita tem início às 10 horas e apresenta: museu aberto para visitação da exposição “Ocupação Mestre Jorge”, Encontro de Brechós, apresentação do Bonde das Batukeras e Baile do Lima.

As atividades realizadas pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, propõem: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, assim como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

“Abrir o museu com uma atividade integrativa envolvendo exposição, música, economia criativa é uma oportunidade de aproximar a ideia de um patrimônio cultural democratizado em diversos aspectos”, aponta o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

A programação da Semana Nacional dos Museus – que teve início na última segunda-feira – apresenta o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” e propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, com palestras virtuais, exposição e Encontro de Brechós.

Uma das atividades deste sábado é o “museu aberto” para a visitação da exposição “Ocupação Mestre Jorge”. Com monitores, o público poderá observar as obras do artista distribuídas por todas as salas do museu. A exposição reúne um total de 23 obras de Mestre Jorge (1932-2010), retratando movimentos sociais, cenas do cotidiano, personagens da cultura popular brasileira e africana e imagens sacras, de uma forma autêntica, possui uma singularidade e complexidade próprias, com um grande valor histórico.

Ainda, no entorno do museu, na Praça Pedro de Toledo, das 10h às 18 horas, acontece o Encontro de Brechós realizado pelo Coletivo Quem Garimpa Acha, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária. Este encontro de brechós e moda circular e sustentável de Araraquara traz a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling da cidade e região. Além dos diversos brechós participantes, a gastronomia e o artesanato também compõem a programação do encontro.

A programação conta também com o alto astral dos shows de: Bonde das Batukeras (14 horas) e Baile do Lima (17 horas).

O Bonde das Batukeras é um coletivo de estudos percussivos e de dança, localizado em Araraquara e formado exclusivamente por mulheres, de diversas etnias. Para além da música, o grupo é espaço de acolhimento e reflexão acerca dos problemas femininos e, por meio da potência cultural e dos exemplos das matriarcas, fortalece a rede de mulheres no batuque.

Presente desde 2018 em Araraquara, o Bonde das Batukeras já participou de diversas apresentações e eventos culturais da cidade e região, assim como de encontros abertos em praças públicas para difundir a cultura popular, como os ensaios em praças e feiras.

Já o cantor, compositor e produtor musical araraquarense Lima, apresenta o Baile do Lima, com um repertório focado e atravessado pela brasilidade e que revela influência e intimidade com a música popular brasileira. “Baile do Lima” é um projeto criado e executado “para corpos em movimento”: é feito para dançar, esquentar e trazer integração afetiva e subjetiva com a música!

Do reggae ao soul, de Jorge Ben a Natiruts, de Cláudio Zóli a Gilsons: o máximo caldo de Brasil atravessado por músicas autorais toma conta da Praça Pedro de Toledo neste sábado, com uma festa incrível.

Vale destacar que, também, entre as atividades da Semana, há dois bate-papos com o coordenador de Patrimônio Histórico disponíveis no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube:

“Patrimônios e sustentabilidade” com a participação da arquiteta urbanista, especialista em Políticas Públicas, Dra. Ana Paula Lepori (https://youtu.be/owNqCgZvriU); e “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar”, com a psicanalista clínica e Doutora em Ciências Sociais, Maria Teresa Manfredo (https://youtu.be/snK-MVqRDJM).

Toda a programação é gratuita. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias, na região central.

SERVIÇO:

Encerramento da 21ª Semana Nacional dos Museus

Data: sábado (20 de maio)

Horário: das 10h às 18 horas

Local: Praça Pedro de Toledo (na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias – Centro)

Programação: Museu aberto com visitação da exposição “Ocupação Mestre Jorge” + Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” + shows musicais com Bonde das Batukeras (14h) e Baile do Lima (17h)

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.