Sábado (16) tem “Tambores para o fim de ano” na Praça das Bandeiras

0
151

Evento gratuito marca o encerramento do ano do grupo de Maracatu Sementes Crioulas e conta com a Feira do Pôr do Sol

Neste sábado (16), acontece o encerramento do ano do grupo de Maracatu Sementes Crioulas – Baque Virado com o evento “Tambores para o fim de ano”, na Praça das Bandeiras, das 16h às 22 horas. A programação gratuita conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Com 6 anos de atividades na cidade, o Maracatu Sementes Crioulas vem realizando diversas oficinas de maracatu na cidade e região, inclusive com convidados de grupos de outras cidades e Estados brasileiros. As apresentações e atividades realizadas pelo grupo é uma constante na agenda cultural de Araraquara.

Para encerrar o ano, o fundador do grupo de Maracatu Sementes Crioulas, Jorge Rufino, conta que 2023 foi um ano de muito trabalho para o grupo. “Então queremos encerrar este ano com festa, que é uma forma muito expressiva da cultura popular e, de maneira geral, das tradições de matriz africana.”

O primeiro movimento do grupo este ano foi o Carnaval com o Bloco de Maracatu, depois aconteceu a festa de aniversário em setembro e, agora, o terceiro evento é o encerramento do ano. “Todos os eventos trazem um contexto de exaltar a cultura preta, a cultura popular, além do Maracatu convidar outras linguagens da cultura preta para compor a programação cultural do evento.”

Ele conta que o encontro da Praça das Bandeiras será um festejo aberto para que todos possam celebrar e agradecer pelo ano que passou. “A gente quer convidar as pessoas para participarem desta festa e receber a energia do tambor pra passar um fim de ano muito bom. A gente quer dar a nossa energia, o nosso axé – como a gente fala – pra que as pessoas possam ter um fim de ano muito bom.”

Programação – As apresentações do Baque Virado do Maracatu Sementes Crioulas são destaque nesta festa que conta também com: Samba da Amizade – uma roda com sambistas de Araraquara, o rap de Prettu Nell, a discotecagem de “Aí Tem Brasil!” e os expositores da Feira do Pôr do Sol.

“Teremos a estreia do estandarte do Maracatu Sementes Crioulas. Levaremos o nosso estandarte para apresentar para a cidade, depois de seis anos de grupo. Nessa celebração, contaremos com o rei, a rainha Cristina, além de todo grupo do Maracatu com aquele figurino maravilhoso, fazendo aquela batucada!”, revela Jorge.

O Samba da Amizade propõe uma roda de samba onde os sambistas possam se encontrar. “Nesta roda a gente convida os sambistas para se reunirem e fazerem um samba onde todos possam se divertir com samba de alto nível”, aponta Jorge.

O rapper Prettu Nell é atração convidada – ele começou no rap em 1995 e está em Araraquara desde 2010 quando iniciou sua carreira solo, depois de passar por grupos de Rap da Zona Leste de S. Paulo. Prettu Nell vem consolidando sua carreira e conta com 10 títulos gravados de forma independente, entre álbuns, EPs e mixtape – disponíveis nas plataformas digitais. Sua proposta é levar mensagens de conscientização, autoestima, amor e respeito através do rap. “O Prettu Nell está fazendo um trabalho massa na cidade, envolvido com vários produtores e com o Daniel Akata, que produz o som dele. Ambos são da Zona Norte e têm uma proximidade com o nosso Maracatu.”

A discotecagem “Aí Tem Brasil” leva às pessoas, diferentes ritmos presentes no Brasil, focados na cultura popular e dialogando com outros estilos musicais, com som regional do Maranhão, Recife, Bahia e São Paulo. O Hip Hop também é destaque com músicas para ampliar o repertório do público, apontando para a diversidade do som brasileiro.

A Feira do Pôr do Sol é outro destaque nesta comemoração. Com artesanatos, comes e bebes para aproveitar durante a festa, a Pôr do Sol reúne diversos expositores de Araraquara e região, com arte, artesanato, brechó e culinária. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis.

Maracatu Sementes Crioulas – Fundado em 02 de setembro de 2017, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, por meio de vivências, ensaios e apresentações. O grupo já participou de importantes eventos na agenda cultural da cidade de Araraquara e Região, com destaque para a agenda de carnaval da cidade.

De acordo com Jorge, o maracatu é uma expressão cultural do Nordeste do Brasil de matriz africana. “Depois de passar um período dentro das festas do ciclo do Natal, migrou para o carnaval, sendo hoje uma das expressões mais importantes do ciclo carnavalesco no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Seu mais remoto registro é de 1711, em Olinda. Sua origem vem das coroações de Reis e Rainhas do Congo que aconteciam nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.”

O Maracatu é uma manifestação cultural que tem por tradição o costume de acolher toda e qualquer pessoa que chegue perto e de alguma forma se interesse pela cultura. Jorge Rufino conta que “no Sementes, recebemos pessoas com síndrome de down, deficientes físicos, pessoas idosas, adultos e crianças, sempre em atividades coletivas. Os mais velhos nos contam que se você integra um maracatu, é por ter sido escolhido por ele, e por ter uma missão junto aquelas pessoas do grupo.”

O encerramento do ano do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas é uma realização do Maracatu Sementes Crioulas, com apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Feira Pôr do Sol e Bar do Zinho. A Praça das Bandeiras – ou Praça João Colturato “Zinho” – está localizada no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes, no Centro da cidade.

SERVIÇO:

“Tambores para o fim de ano” – encerramento do ano do grupo de Maracatu Sementes Crioulas

Local: Praça das Bandeiras

Data: sábado (16 de dezembro)

Horário: das 16h às 22h

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.