A Câmara Municipal de Araraquara realizou, na semana passada, sessão solene para entrega do título de “Cidadã Benemérita” à jogadora de basquete Roseli do Carmo Gustavo. A entrega do título resulta de um projeto de decreto legislativo da vereadora Edna Sandra Martins.
Na abertura, o vereador e vice-presidente Elias Chediek Neto ressaltou que Roseli é motivo de orgulho para todos os araraquarenses, pelas suas conquistas, sucesso, dinamismo, perseverança e amor ao esporte.
“Na posição de ala/pivô representou muito bem não só nossa cidade, mas todo o País em suas vitórias. Seu talento e disciplina fizeram com que fosse reconhecida mundialmente. Hoje, continua desempenhando importante papel no esporte brasileiro e é por todo esse trabalho que o Poder Legislativo tem a honra de homenageá-la com o título de Cidadã Benemérita”, destacou.
Oradora oficial
Em seguida, a vereadora Edna Sandra Martins também prestou sua homenagem a Roseli. “Uma eterna campeã, buscou e alcançou seus objetivos e retornou para Araraquara. É muito difícil falar de uma campeã e a Roseli teria sido vitoriosa em qualquer área que ela escolhesse porque tem garra e determinação”, reforçou.
Após, o vereador Éverson Miguel Inforsato (Dicão) fez a leitura do decreto que concede o título à Roseli do Carmo Gustavo.
Qualidades
O prefeito Edson Antonio Edinho da Silva enfatizou as qualidades da homenageada. “Tenho um respeito muito grande pela Roseli e espero que esta noite possamos ter retribuído tudo o que ela representa para a nossa cidade. Tenho muito orgulho da Roseli porque ela passou por inúmeros obstáculos e conseguiu realizar seus sonhos. A Roseli é exemplo para as nossas crianças”, concluiu.
Logo em seguida, o vereador Chediek, a vereadora Edna e o prefeito Edinho entregaram o pergaminho à Roseli.
Emocionada
A homenageada fez uso da palavra e relembrou suas primeiras dificuldades na carreira de jogadora. “Minha primeira dificuldade foi quando aos treze anos sai de casa pra viver longe da família, a segunda foi ter que aprender a viver sem a família, a falar com meus pais e irmãos somente pelo telefone”, disse.
Roseli também falou sobre sua volta para Araraquara e sobre a satisfação em receber o título de “Cidadã Benemérita”.
“Estou muito feliz, conheci o mundo, recebi vários título em várias cidades, mas, este é especial. Estou na minha casa, na presença da minha família, dos meus amigos, das pessoas que conhecem a minha história”, finalizou.
Flores
A sobrinha da homenageada, Tainá Gustavo Botelho Costa, entregou-lhe um buquê de flores. O gesto foi repetido pela presidente da Associação de Mulheres de São Carlos, Carmelita Campos, e pelo assessor especial de Promoção da Igualdade Racial, Washington Lúcio Andrade.
Mais que mil
palavras
Finalizando a solenidade, a vereadora Edna e a jogadora Roseli entregaram um buquê de flores ao pai da homenageada, Manoel Gustavo. Uma fila se formou para abraçar a atleta que soube honrar o nome de Araraquara e se sente feliz em estar com sua gente. (Reportagem a partir do texto de Nathália Maestro, assessora de imprensa).