Rinite gestacional: hormônios são a causa do problema

0
461

Pouca gente sabe, mas as mulheres podem desenvolver uma rinite específica decorrente da gravidez; médica do Hospital Paulista explica quais são as causas, sintomas e medidas preventivas a serem adotadas

Gravidez realmente não é doença. Mas é certo que, durante esse período, as mulheres precisam ter atenção redobrada com a saúde. Há uma série de problemas que são comuns às gestantes, como anemia, hipertensão, infecção urinária, diabetes gestacional, dentre vários outros já bastante conhecidos e comentados.

Um deles, contudo, raramente elas conhecem, embora também seja recorrente: a rinite gestacional. Isso mesmo, há mulheres que desenvolvem uma rinite específica decorrente da gravidez, sabia disso? Mesmo aquelas que nunca tiveram rinite podem desenvolver esse quadro. Isso porque, a causa é hormonal – conforme explica a Dra. Cristiane Adami, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, referência em saúde de ouvido, nariz e garganta.

“A rinite gestacional é causada pela ação dos hormônios da gravidez na mucosa nasal. Enquanto o estrógeno ativa o sistema nervoso parassimpático, ocasionando edema da mucosa nasal, congestão e espirros, a progesterona relaxa a musculatura lisa dos vasos nasais e otimiza a vasodilatação local devido ao aumento do volume sanguíneo circulante. Trata-se de um processo que ocorre fisiologicamente durante a gestação”, explica a especialista.

Esse tipo de ocorrência, segundo ela, costuma ocorrer no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, com duração igual ou maior do que seis semanas. Além de obstrução nasal, coriza, espirros, que são os sintomas mais típicos da rinite, em mulheres grávidas essas reações também podem vir acompanhadas de piora da qualidade do sono, ronco e apneia obstrutiva do sono.

O diagnóstico, entretanto, depende de uma análise clínica de um médico obstetra e/ou otorrinolaringologista. “Isso costuma ocorrer após observada a piora dos sintomas de obstrução nasal que não estavam presentes previamente e que não são secundários a outras condições. A recomendação é que a gestante procure ajuda médica quando os sintomas interferirem na sua qualidade de vida e, principalmente, na sua qualidade de sono”.

Quem já tem rinite

No caso de gestantes que já apresentam rinite alérgica prévia, a médica alerta que é comum a exacerbação dos sintomas. Por isso é importante evitar a exposição a aeroalérgenos, como ácaros e fungos.

Prevenção

A Dra. Cristiane Adami destaca que algumas medidas podem ser tomadas logo no início da gestação para evitar a rinite gestacional. São elas:

Exercício físico: praticar atividades físicas, como exercícios aeróbicos (caminhada, pedalar), tem um efeito positivo na melhora da obstrução nasal, no controle do peso e na melhora do padrão de sono da gestante;

Posição para dormir: elevar a cabeceira da cama em 30° a 45° pode ajudar na melhora da obstrução nasal durante a noite;

Lavagem nasal: a lavagem nasal com soluções salinas fornece um bom alívio temporário dos sintomas.

Tratamento

Quantos aos incômodos provocados pela rinite, a melhor forma de tratá-los é por meio da lavagem nasal com soro fisiológico. Outro método de tratamento seguro é o uso do corticosteroide tópico budesonida, o único aprovado para gestante. Mas é recomendável a indicação de um médico antes.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.

(Máquina Cohn & Wolfe)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.