Em cidades litorâneas e com festas tradicionais, como o Rio, a promessa de aumento nas vendas pode chegar até a 40% 

Com a chegada das festas de ano novo, surge a expectativa de alta no faturamento para os bares e restaurantes. A data promete aquecer o setor, principalmente nas cidades litorâneas que tradicionalmente recebem maior número de turistas, animados para assistir a tradicional queima de fogos na beira da praia.

Para o tradicional réveillon do Rio de Janeiro, que recebe turistas de todo o país e do mundo, a expectativa de faturamento é alta. De acordo com o levantamento da Abrasel, a data tende a alavancar de 30% a 40% as vendas do setor, em comparação a uma quinzena normal.

O cenário é parecido em outras cidades litorâneas do país. Em Recife (PE), por exemplo, a expectativa de aumento nas vendas neste final de ano, é de até 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação a uma semana comum, o faturamento pode crescer até 15%.

Em Fortaleza (CE), o contexto é ainda mais promissor. Em comparação aos últimos meses, a estimativa é de que haja crescimento de até 20% nas vendas; em relação ao ano passado, a situação deve se manter estável.

Na capital baiana, o setor espera que haja aumento das vendas entre 10% e 15%, em comparação ao mesmo período do ano passado; em comparação a uma semana normal, a expectativa sobe para 30%.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o aumento do movimento no setor reflete não apenas o otimismo para o final deste ano, mas também sinaliza uma perspectiva positiva para o setor em 2024.

“O Réveillon é uma data importante para o setor de bares e restaurantes, pois traz consigo uma expectativa de aumento significativo no faturamento, tanto na reta final do ano quanto após a virada. O período coincide com o verão e a época de férias, que tradicionalmente já traz maior movimento aos estabelecimentos em todo país, principalmente nas cidades litorâneas. Isso pode trazer um alívio para os 23% das empresas do setor que ainda operam sem fazer lucro. Essa boa notícia neste fim 2023 sinaliza para um bom 2024 para os bares e restaurantes, que estão otimistas”, afirma.

Foto: Drazen Zigic – Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.