Reunião com agricultores inicia programação do PMAIS 2022

0
254

Objetivo do programa é reforçar o combate à fome, fomentar e fortalecer a produção de alimentos na agricultura familiar

Equipes da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e da Coordenadoria da Agricultura, ligada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, se reuniram nesta terça-feira (19) com agricultores do município para organizar a programação de entrega do PMAIS 2022 (Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social).

O objetivo do PMAIS, que teve início em 2019 e integra o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável de Araraquara, é reforçar o combate à fome e incentivar a agricultura familiar.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, destaca a finalidade do PMAIS; um programa de política pública que possibilita a compra alimentos de qualidade produzidos pela agricultura familiar, por meio de chamada pública, e atende famílias em situação de vulnerabilidade do município. “Ou seja, atende a produção dos produtores familiares e as famílias mais carentes com hortifrutis saudáveis”, enfatiza Damiano.

Silvani Silva, coordenadora de Segurança Alimentar, explicou o objetivo do encontro com os agricultores. “Nesta reunião de organização, nós conversamos com os agricultores sobre a importância do programa no combate à fome e também sobre a importância do planejamento de produção para que os alimentos sejam entregues com regularidade para as famílias em vulnerabilidade”, afirma.

Ainda segundo ela, os hortifrútis adquiridos no programa são entregues ao Banco de Alimentos e distribuídos semanalmente em cestas para cerca de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar atendidas nos dez Cras (Centros de Referência da Assistência Social) do município.

Para o PMAIS 2022, a Prefeitura Municipal deverá adquirir cerca de R$ 387.7 mil em alimentos de 21 agricultores familiares. O período de fornecimento é de dez meses.

“O PMAIS integra três políticas públicas importantes como a segurança alimentar, a assistência social e a agricultura familiar. É uma iniciativa que atende de forma qualificada tanto a necessidade da família que está em situação de fome quanto o fomento aos pequenos agricultores”, reforça Jacqueline Barbosa, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Enedina Ferreira de Andrade, coordenadora de Agricultura, também ressalta a importância da iniciativa para fortalecer a produção de alimentos na agricultura familiar.

“O PMAIS é um recurso que garante a permanência no campo dos agricultores e agricultoras, garantindo o escoamento da sua produção, além de contribuir para uma alimentação saudável e diversificada na mesa de quem precisa. Dessa forma, o programa também cumpre com a função social da terra, que é produzir alimentos, ou seja, comida de verdade”, enfatiza Enedina.

A nutricionista Paula Fernanda de Oliveira, gerente de Abastecimento, reforça a importância do programa para a garantia de alimentos saudáveis na mesa das famílias beneficiadas.

“Através do PMAIS, a população tem a oportunidade de incluir na alimentação os hortifrutis que contribuem para uma refeição diversificada e rica em vitaminas, minerais e fibras. Eles são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo”, ressalta a nutricionista.

O lançamento do PMAIS 2022 deve ocorrer no próximo dia 27 de julho.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.