Representantes de cidades da Baixada Santista conhecem o cooperativismo de Araraquara

0
303
Comitiva de quatro municípios visitaram a cidade para trocar experiências com as coordenadorias de Economia Criativa e Solidária, de Segurança Alimentar e de Agricultura


Nesta terça-feira (21), uma comitiva composta por representantes de quatro cidades da Baixada Santista visitaram Araraquara com o intuito de conhecer os trabalhos de incentivo ao cooperativismo na cidade. Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto. Ele representou o prefeito Edinho, que cumpria agenda fora da cidade.

Os visitantes também trocaram experiências com integrantes das coordenadorias de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Segurança Alimentar e de Agricultura. “Eles vieram conversar sobre o processo de organização das cooperativas, o processo burocrático, o processo de compra pública, o processo de gestão de pessoas dos próprios cooperados, entre outros detalhes técnicos”, explicou Ana Patrícia Ferreira, gerente da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, que foi uma das pessoas que recepcionaram o grupo.

A visita teve início às 9h30 na Cooperativa Acácia e por volta do meio-dia o grupo almoçou no Restaurante Popular 1, onde aproveitou para conversar com as integrantes da Cooperativa Panelas Unidas, que é responsável pela gestão do local. Às 14h, um encontro no Espaço Kaparaó apresentou aos visitantes o trabalho desenvolvido na Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), que é gerenciada por Vivian Pacheco.

Entre os municípios que integraram a excursão estavam Santos, representado por Newton Rodrigues (extensionista do CATI) e Guilherme Prado (do Grupo de Consumo Responsável Livres); São Vicente, que foi representado por Francisca São Vicente (Associação Flor do México, grupo de catadoras de materiais recicláveis), Benedita Oliveira (Associação Filhos de Aruanda, grupo de mulheres que atuam no ramo alimentar); Mongaguá, que veio a Araraquara com Eduardo Mennucci (gestor), Ubiraci Sarzedas (extensionista da Prefeitura de Mongaguá), Rodrigo Rocchi (pesca artesanal e turismo de base comunitária) e Valéria Tupi (indígena da Aldeia Itaóca); e Peruíbe, representado por Juanita Trigo (gestora), Antônio Gecyaldes (projeto Batuque na Cozinha), Brígida Ferreira (Projeto Batuque na Cozinha), Valdirene Correia (agricultora familiar do Grupo de Consumo Responsável) e – Imaculada Favini (União das Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe, que atua na área de produção de pães).

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.