Região Central: Araraquara e São Carlos

Interessa sempre a somatória, a fim de que a R.C. seja destacada no Estado de São Paulo. Mas, para uma simples leitura comparativa, com a finalidade de apreciar como está o processo desenvolvimentista de Araraquara, vale uma vista d’olhos sobre a vizinha. A comparação entre as cidades é antiga, não é essa que desejamos pinçar. São Carlos era menor que Araraquara, mas, em alguns segmentos a cidade administrada pelo Prof. Dr. Newton Lima cresceu e ultrapassou a “Morada do Sol” do prefeito Edinho Silva. Ambos do PT, por que lá é mais fácil? Até a Santa Casa deles tem C.N.D. (Certidão Negativa de Débitos), enquanto a nossa, não. Tanto que está proibida de receber algumas verbas federais.

No recente aniversário de São Carlos pudemos analisar a energia do prefeito Lima, um trator. Deu inveja, uma santa inveja municipalista pois essa maneira de agir influencia diretamente a auto-estima do povo.

São Carlos comemorou 149 anos (4/11) e se prepara para a transformação da cidade em “Capital do Conhecimento” e consolidação como o segundo pólo aeronáutico do Brasil. E Araraquara, caríssimo prefeito Edinho, é capital do quê?

A vizinha ficou conhecida pelas duas universidades públicas (USP e UFSCAR), pelas duas unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pelo apoio ao desenvolvimento tecnológico.

Entre as novidades está a instalação do Museu da TAM, que pretende ser um dos maiores de aviação do mundo. O acervo de aviões foi aberto à visitação pública, mediante ingresso pago. Junta-se ao Curso de Engenharia de Aeronáutica oferecida pela USP desde 2005, importante para consolidá-la como o citado segundo centro aeronáutico do país, atrás de São José dos Campos.

Araraquara x São Carlos, segundo dados divulgados pelo IBGE:

A população de Araraquara 197.039. A vizinha tem 218.702.

Temos 1.006 quilômetros quadrados de extensão territorial. Eles 1.141.

0,830 é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Araraquara. Lá é maior: 0,841.

Temos uma Universidade Pública (UNESP), eles, duas: (UFSCar e USP).

6,5 é a taxa de Mortalidade infantil em Araraquara, a cada mil nascimentos. Ufa! ganhamos uma: eles apresentam 10,66.

0,940 é o IDI (Índice de Desenvolvimento Infantil) de Araraquara. Ganhamos de novo, eles têm 0,864.

102 mil veículos em Araraquara (1 veiculo para cada 1,9 habitantes), S. Carlos 88.765 (1 veículo para cada 2,4 habitantes). Ganhamos novamente.

Em leitos disponíveis também: 2,4 leitos-SUS para cada mil habitantes em Araraquara e 1,66 na vizinha.

Ah! para terminar a comparação, é fundamental asseverar que a auto-estima de São Carlos é insuflada pela EPTV. Araraquara tinha a TV Morada do Sol que, ao depois de tachada de “Mulher” foi vendida à igreja do Bispo Edir Macedo. Continua não sendo uma televisão de nossa gente, certo prefeito Edinho Silva?

Faltou aduzir, ainda, e por último para não aumentar a angústia, que São Carlos arrecada mais do que nós e, ao que parece, tem mais cartaz, muito mais cartaz com o pessoal do Governo Lula.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vôlei feminino sub-21 é vice-campeão da Liga da APV

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Refis até 23 de dezembro

Prefeitura e Daae assinam termo de compromisso com a Caixa para a construção de reservatórios, nesta segunda-feira (2)

Araraquara terá 2ª edição do Natal Sem Fome neste dia 14 de dezembro

Ada Salmazo faz balanço positivo sobre realizações do Daae

CATEGORIAS