Redução do desperdício de água

0
269
Engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs.

Manutenção hidráulica ajuda diminuir em até 30% o consumo de água

A estiagem acomete severamente a maioria dos estados brasileiros. As usinas hidroelétricas foram afetadas e o abastecimento de energia pode ser comprometido. O racionamento de água também já alcança algumas regiões do país. “Devemos também adotar medidas de redução de desperdícios e consumo de água”, alerta o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).
A diminuição do tempo de banho, a reutilização de água em limpeza de chão e a suspensão de limpezas com jatos de água já são algumas das medidas conhecidas pela população. “O consumidor deve aprofundar as providências. Isso pode ajudar a reduzir em até 30% o consumo de água nas residências”, orienta Mendes.
Apenas um gotejamento lento desperdiça 300 litros de água por mês e um rápido alcança 900 litros no mesmo período. “Faça os reparos no sistema hidráulico da casa, checando boias dos reservatórios e pontos de consumo, como torneiras e válvulas de descarga”, orienta o presidente da Apecs. (Ex-Libris Comunicação Integrada – [email protected])

Deixe uma resposta