Rebeldes matam líder político xiita no Iraque

EFE, /Com agências internacionais

Um dos dirigentes do principal partido político xiita do Iraque, Ali Abdelqadem, foi assassinado a tiros por desconhecidos nesta segunda-feira, em uma praça da capital iraquiana, Bagdá.

O ataque contra uma autoridade xiita sucede o desaparecimento do diplomata egípcio Ihab al Sherif, 51, registrado no sábado (2), em Bagdá. Nenhum grupo rebelde reivindicou seu suposto seqüestro, apesar dos pedidos de libertação realizados pelas autoridades egípcias nesta segunda-feira.

Abdelqadem, membro da direção do Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque, coalizão que agrega todos os partidos xiitas presidida pelo xiita Abdel Aziz al Hakim, morreu dentro do carro ao ser baleado enquanto atravessava a praça Maysaloun, na região leste da capital.

Logo depois, um carro-bomba explodiu em Bagdá, provocando a morte de dois civis, de acordo com a polícia local. O atentado aconteceu na região oeste, e deixou mais quatro pessoas feridas.

Norte

Em Mossul (250 km de Bagdá), quatro homens armados atacaram a tiros Jirjis Mohammed Amin, membro do Partido Democrata Curdo, no momento em que ele visitava sua irmã.

Rebeldes também atiraram contra a guarda do governador da Província de Nineveh, que fica próxima a Mossul. Um guarda-costas foi morto.

Mossul é a terceira maior cidade iraquiana, e é considerada uma das cidades usadas como base por insurgentes ao norte do país.

Seqüestro

Apesar do silêncio dos supostos seqüestradores de Al Sherif, autoridades egípcias fizeram um novo apelo nesta segunda-feira.

“O diplomata sempre trabalhou para servir ao povo iraquiano, e promover boas relações entre Egito e Iraque. Esperamos que ele seja libertado rapidamente para que possa continuar sua missão”, afirmou o ministro egípcio das Relações Exteriores, Ahmed Abul Gheit.

O egípcio desapareceu no sábado (2) durante a tarde, quando caminhava sozinho por uma rua comercial da capital Bagdá, segundo declarações de testemunhas e do Ministério do Interior iraquiano.

Al Sherif foi nomeado em 1º de junho passado ao cargo de diretor da seção de interesses egípcios no Iraque, e iria assumir o cargo de embaixador nos próximos dias.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha ‘Luto Contra as Violências’ é tema de Audiência Pública na Câmara

Pedagoga aponta desafios da nova lei que proíbe uso de celulares nas escolas em São Paulo

Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

Superando a falta de respeito e estabelecendo limites pessoais em relacionamentos

Herança: STJ afasta cobrança de IRRF sobre transferência de quotas de fundos de investimento por sucessão

CATEGORIAS