A empresa Hora Parking Estacionamentos Rotativos Ltda, de São Paulo, foi a vencedora da licitação do sistema de Área Azul em Araraquara, com a oferta de 54,10% do lucro líqüido.
Das oito empresas que haviam comprado o edital, apenas três fizeram a vistoria técnica, das quais duas não apresentaram propostas.
A vencedora, que detém também a concessão em outras cidades como Porto Alegre e Araras, deverá instalar 42 parquímetros e explorar o estacionamento na cidade por 10 anos. Será instalado um aparelho para cada 25 vagas, provavelmente no meio do quarteirão.
Segundo o coordenador municipal de Trânsito e Transportes, Nilson Carneiro, a empresa opera com equipamentos franceses bastante sofisticados, os quais oferecem dois tipos de cobrança: cartão recarregável ou moeda. “Os parquímetros emitem um ticket com o período de tempo comprado pelo motorista. É esse ticket que deverá ser colocado dentro do veículo. A vantagem é a possibilidade de especificar o tempo, sendo de 30 minutos no mínimo e duas horas de estacionamento no máximo”, explica.
O faturamento da Área Azul gira em torno de R$ 25 mil – com a retirada do cartão de uma hora, a receita teve um aumento de R$ 10 mil.
Controle
Carneiro afirma que a prefeitura pretende negociar com a empresa a recontratação dos orientadores que poderão ajudar na fiscalização e no controle operacional dos parquímetros. “Por meio de uma central de rádio, eles poderão comunicar, por exemplo, a falta de papel no equipamento, e também colocar o cartão de aviso de irregularidade”, diz.
A prefeitura terá um softer para fiscalizar quanto cada parquímetro arrecadou por dia.
A empresa vencedora terá 120 dias para assumir o serviço após homologado o resultado do processo licitatório.