O vereador Carlos Nascimento (PT) falou sobre o impacto do setor canavieiro sobre o meio ambiente e a saúde da população durante a votação do pedido de arquivamento do projeto que criava a certidão permissionária para queima controlada da palha da cana-de-açúcar em Araraquara.
Segundo Nascimento, o setor canavieiro provoca enorme impacto também nos cofres municipais. “Não é só o meio ambiente e as pessoas que sofrem com a queima da cana. Na época de queimadas aumentam os gastos da Prefeitura com os postos de saúde, com a compra de medicamentos para problemas respiratórios”. Explicou que a preocupação de Araraquara deve ser referência para outras cidades, para que as câmaras tenham coragem de defender o meio ambiente, aprovando leis como a da certidão permissionária para queima controlada.
O projeto de lei prevê que a certidão seja fornecida pelo Executivo a cada imóvel rural cadastrado mediante o pagamento de uma taxa para atear fogo visando o despalhamento de cana.
“Não quero desconsiderar a importância do setor canavieiro, mas é preciso termos consciência de que esse mesmo setor promove as queimadas que destroem o meio ambiente”, finalizou.
Durante a sessão seria votado o parecer de inconstitucionalidade do projeto. Assim, o próprio autor pediu arquivamento da proposta. (Assessoria de Imprensa).