Em celebração aos 159 anos do 1º Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara, conversamos com Jorge Humberto Arita, que trabalha na seção de protestos.
A Importância do protesto
Jorge explica a importância do protesto como uma etapa essencial antes da execução de um título. “O cartório intima a pessoa, dando-lhe a chance de efetuar o pagamento. Se o pagamento não for efetuado, a pessoa pode entrar com uma ação de execução”, afirma. Ele destaca que o protesto é gratuito, exceto pelas custas de cancelamento.
Atendimento ao público
Trabalhando diretamente no atendimento ao público, Jorge descreve como lida com pessoas que chegam ao cartório muitas vezes irritadas. “Tentamos conversar, explicar a situação para que a pessoa não fique nervosa. Se ela não puder pagar hoje, explicamos que pode acertar diretamente com o credor mais tarde e cancelar o protesto”, comenta. Ele enfatiza a importância de um atendimento calmo e esclarecedor, especialmente em momentos de dificuldade financeira.
Acessibilidade e inclusão
Jorge destaca o compromisso do cartório com a acessibilidade, mencionando que a equipe está sempre pronta para atender pessoas com dificuldades de locomoção ou com necessidades especiais. “Temos uma sala de espera no registro onde atendemos pessoas que não conseguem subir escadas. Vamos até elas e explicamos tudo o que precisa ser feito”, diz.
Mensagem de aniversário
Jorge deixa uma mensagem especial para marcar o aniversário do cartório: “Que o Cartório de Registro de Imóveis de Araraquara continue sendo um dos melhores do Brasil, pelo atendimento excelente e pelo ambiente familiar que temos aqui. Que nossa excelência em atendimento continue a ser nossa marca registrada”.