Quadro de profissionais da educação especial precisa ser ampliado

0
308

Vereador Rafael de Angeli ouviu este relato de pais de alunos e servidores das unidades escolares.

Os Centros de Educação e Recreação (CERs) atendem crianças de 0 a 5 anos e, atualmente, em Araraquara, são 43 unidades que contemplam essa faixa etária. A inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e visa a garantir que, de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar, toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos.

Para um bom desenvolvimento das crianças que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula, é necessário o acompanhamento de um profissional da educação especial. No entanto, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) recebeu diversas reclamações, tanto de pais como também de servidores, de que o quadro dos profissionais não está completo, causando sobrecarga no trabalho e na falta de profissionais da educação especial.

Em busca de mais informações referentes ao quadro de professores e agentes educacionais nos CERs, o parlamentar apresentou o Requerimento nº 120/2022 à Prefeitura.

No documento, Angeli pede a relação do número total de estudantes e de profissionais em cada etapa e de cada CER. Ele pede ainda o descritivo do número de estudantes, por unidade, que necessita de acompanhamento de um profissional da educação especial; o número de profissionais da educação especial atualmente contratados e quantos estão alocados em cada unidade escolar; e se existem, de fato, escolas que possuem estudantes especiais e que não há profissionais da educação especial para seus acompanhamentos.

Para o vereador, crianças especiais precisam de cuidados especiais.

“Queremos que a educação seja disponibilizada de forma igualitária, oferecendo suporte especializado e que atenda às necessidades das crianças que precisam de maior atenção de agentes educacionais da área”, explica e finaliza.

(https://www.rafaeldeangeli.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.