Aconteceu, domingo último, a inauguração da quadra poliesportiva no bairro Jardim Paraíso, em Américo Brasiliense. Construída em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a obra marcou o encerramento das inaugurações que faziam parte das festividades do aniversário da cidade.
Em sua fala, o coordenador regional do CDHU, Antonio César Polimeno, abordou a importância das atividades esportivas para o desenvolvimento social de nossa cidade. “O governador do Estado, Geraldo Alckmin, está trabalhando para que projetos como este atendam toda a população. Em nome da Companhia, quero parabenizar Américo Brasiliense, na pessoa da prefeita Cleide Berti Ginato e do vice Divaldo de Camargo Pereira”.
Na seqüência, Polimeno fez a doação de kit esportivo ao diretor de Esporte do município, Ricardo Rufino. A prefeita de Américo Brasiliense ressaltou a importância da quadra poliesportiva para os moradores dos bairros Jardim Paraíso e Sinhá-Prado Guimarães.
“Essa quadra é de vocês! Espero poder contar com a colaboração para ajudar na manutenção desta obra. Estamos este ano realizando vários projetos voltados para o bem-estar de nossa comunidade e por uma melhor qualidade de vida”.
Os projetos a que se refere Cleide Berti Ginato dizem respeito à revitalização da Praça 21 de Março, no Jardim Planalto e a construção de um centro esportivo para atender aos moradores dos bairros Jardim São José e Santa Terezinha. “Temos ainda muitos outros projetos na área de lazer e de esporte para ser colocados em práticas ainda este ano”, finaliza a Prefeita.
Balanço
O Conselho Tutelar de Américo Brasiliense apresentou o balanço referente ao ano de 2002. No relatório alguns números apresentam um quadro bastante preocupante, segundo Célia Padilha Carvalho.
Apesar de ser uma realidade generalizada, o aumento do consumo de drogas em nossa sociedade é um dos maiores problemas que toda a sociedade tem que combater. Sobre essa nova realidade apontada no relatório, a conselheira Célia Padilha de Carvalho afirma.
“Enquanto que em anos anteriores, nós lutávamos para que a criança e o adolescente fossem à escola, hoje lutamos para tirá-lo das drogas”. E, continua: “Ainda lutamos muito para reduzir o elevado índice de gravidez precoce em nossa cidade. Mas, estamos deparando com um outro quadro ainda maior: o aumento significativo de adolescentes e de jovens no consumo de drogas”, ressalta.
Segundo o relatório apresentado pelo Conselho em 2002 o aumento de ocorrência de uso de drogas foi preocupante. “Temos tido todo o apoio da Polícia Militar e do Foro, a qual faço um agradecimento em público. Muitos casos em que tomamos conhecimento deve-se à PM da cidade que também nos dá todo o respaldo. Porém, esse aumento gera outras infrações, principalmente a violência e o furto”, afirma a Conselheira.
Ela ressalta ainda que há uma outra realidade. “Essa outra realidade a que me refiro é a realidade a qual não conhecemos; ou seja, aquela que não chega até nós”, finaliza.
DST é tema
O Departamento de Saúde, em parceria com o de Educação, realizou várias palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) em escolas do município.
Voltadas para alunos de 5ª a 8ª séries e segundo grau, as palestras preventivas enfocaram os aspectos de informações básicas das doenças, tais como: agente causador, sintomas, transmissão, tratamento e prevenção.
Para o ginecologista da Unidade Básica de Saúde, Alexandre de Ângelo, o objetivo das palestras é estimular a mudança de comportamento do adolescente e diminuir a incidência de DST’s nessa faixa etária.
O município possui hoje cerca de 6,3 mil jovens na faixa etária de 12 a 17 anos. “Esperamos que com esse trabalho possamos orientar o maior número possível de adolescentes quanto à importância dos cuidados pessoais, higiene e comportamento seguro”, finaliza a diretora de Saúde do município, Norma Franco Severo.
Atendimento oftalmológico
O departamento de Saúde iniciou o Programa Municipal de Atendimento Oftalmológico às crianças da escola municipal de educação infantil.
De autoria da vereadora e presidenta da Câmara, Maria Cataria Romania, o programa visa atender cerca de 500 alunos. Segundo a diretora de Saúde, Norma Franco Severo, “no conseguimos atender apenas 80 crianças, com idade de seis anos, devido ao feriado decorrente do carnaval. Entretanto, o nosso objetivo é atender cerca de 120 crianças/mês”, afirma.
Karatê
Na 8º Copa Doçura de Karatê, que faz parte das festividades do 38º aniversário de Américo Brasiliense, houve a participação de 14 associações reunindo mais de 400 atletas da região Norte do Estado.
Para o organizador da Copa e técnico da equipe do Detla/Américo, Dirceu Pano, o evento foi um sucesso. “O número de atletas inscritos superou nossa expectativa. Foi uma das melhores edições do evento. O alto nível técnico demonstrou o equilíbrio que houve nas disputas. Aproveito a oportunidade a agradeço todas as associações que estiveram participando no evento”, afirma. “Quero fazer um agradecimento especial a todos os atletas do Detla/Américo pela brilhante participação. Todos são vencedores”, finaliza entusiasmado.
A equipe de Américo Brasiliense conseguiu 16 medalhas, sendo quatro de ouro, sete de prata e cinco de bronze. Na classificação geral da competição, sagrou-se a grande campeã, totalizando 123 pontos, seguido pela associação Ken Zen Kan, de Matão, com 91 pontos.
Classificação geral final: Detla (Américo Brasiliense), 123; Associação Ken Zen Kan (Matão), 91; Associação Kawahara (Taquaritinga), 71; Associação Kii Kuu Kai (Araraquara), 71; Associação Amel (Matão), 59; CME (Rincão), 42; Associação Castro (Bebedouro), 41; Associação Sesc (Araraquara), 39; EMER (Gavião Peixoto), 35; Associação Meikio (Ribeirão Preto), 34; Associação Kidokan (Ribeirão Preto), 34; CME (Boa Esperança do Sul), 29; Associação Ribeirão (Ribeirão Bonito), 10; e, Associação Castro (Dobrada), 07.
O grande jogo da final
Depois de quase dois meses do seu início, na última rodada 6ª Copa Américo de Futebol, as duas equipes favoritas lutam pelo título da competição. Maca Frios FC e AA Arsenal, realizam o grande jogo da final, neste domingo (6), 11hs, no Estádio Municipal “Joaquim Justo”. Na outra ponta da tabela, a equipe do Twister, já rebaixada para a série prata, cumpre tabela. As equipes do EC Primaveras e SE Diretoria lutam para não cair.
Na série Prata, quatro equipes lutam para o acesso à série principal: Novo Américo FC versus EC Garotos da Vila e Independente FC versus Henrimar FC. Os vencedores garantirão o acesso.