Proposta prevê divulgação online da lista de espera para atendimento via SUS

0
66

Vereador João Clemente (PSDB) é o autor da iniciativa; parlamentar também pede explicações da Prefeitura sobre demora para consultas, exames e cirurgias

A demora para conseguir consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de saúde é uma das principais reclamações recebidas pelo vereador João Clemente (PSDB). Na quarta-feira (21), o parlamentar pediu explicações da Prefeitura por meio do Requerimento nº 672/2021. Na mesma data, o vereador protocolou a Indicação nº 3046/2021, sugerindo a publicação, nos canais oficiais de comunicação do Município, de listas cronológicas de pacientes no aguardo de algum procedimento médico.
“As referidas listas cronológicas poderão conter o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde), garantindo a privacidade dos dados do paciente; as datas de solicitação da cirurgia, consulta em especialidades ou exame, e as respectivas datas agendadas para os atendimentos; o tipo de agendamento, detalhando inclusive a especialidade atinente e o equipamento público de saúde responsável por referida cirurgia, consulta e ou exame”, sugere Clemente.
Já o requerimento busca informações para as quantidade de pacientes que aguardam para realização de cirurgias, de exames e de consultas na rede pública municipal de saúde. O vereador questiona se há fila de espera para esses procedimentos e, se afirmativo, qual a previsão de regularização. No documento, Clemente ainda pergunta se faltam profissionais, equipamentos ou insumos para a realização dos atendimentos. A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos, prorrogável por até 55 dias. (Setor Imprensa – Câmara de Araraquara)

Deixe uma resposta