Projeto “+Leitura, +Leitor” entrega Sacolas Literárias aos alunos da rede municipal

0
286
Ação que integra o programa “Educa+ Araraquara” foi realizada nesta sexta-feira (5), em solenidade no Cear
 

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (5) no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), a Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Araraquara realizou a entrega das Sacolas Literárias aos alunos dos CERs e EMEFs da rede municipal de educação. A ação integra o projeto “+Leitura, +Leitor”, que por sua vez compõe o programa municipal “Educa+ Araraquara”.

 
O projeto “+Leitura, +Leitor” é uma ação centrada na alfabetização e no letramento a partir da literatura, uma vez que ela contribui em diferentes aspectos da formação humana e apresenta inúmeros benefícios educacionais. O projeto envolve as diversas áreas de conhecimento e tem como estratégias a política de valorização do livro e da leitura, o aperfeiçoamento da habilidade da escrita e o incentivo à ampliação do vocabulário e do repertório cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. 
 
O projeto visa à valorização do livro e da literatura, a formação do leitor, a ampliação do universo cultural e literário dos estudantes, além do desenvolvimento da linguagem falada e escrita. Entre as ações do projeto estão a distribuição de livros de literatura aos estudantes (formação da biblioteca individual); o “Quartas da leitura” (dia da semana em que a literatura tem espaço privilegiado na escola); contação de histórias; e o fortalecimento dos cantinhos da leitura (biblioteca da sala de aula).


O prefeito Edinho enalteceu a iniciativa. “O projeto faz parte dos esforços do Educa+ Araraquara para ajudar aquelas crianças e adolescentes que perderam a oportunidade de aprendizado durante a pandemia, em especial das famílias que não tinham acesso às tecnologias. É um esforço para eliminar o déficit causado pela não presença das crianças nas escolas. Nosso esforço não é apenas sobre alfabetização e letramento. É preciso despertar o encantamento com a literatura, a curiosidade e a criatividade nos estudantes. É sobre transformar o ambiente escolar em um lugar onde a leitura seja valorizada, esteja presente em todas as disciplinas. É sobre formar leitores críticos e engajados, capazes de compreender e agir diante das realidades sociais”, avaliou.


Segundo a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, as Sacolas Literárias contém um universo de leitura e de títulos, de acordo com as suas faixas etárias, que vão para casa, para incentivar também a leitura na roda familiar e, ao mesmo tempo, propiciar que essa criança interaja fora do ambiente da escola com as letras, com o universo do livro e da leitura. 
No ensino fundamental, são quatro títulos que serão trabalhados com as crianças ao longo do ano letivo de 2023, e na educação infantil são seis volumes que também vão para casa. Ela espera que as famílias ajudem nesse processo de fomentar a leitura.

A rede municipal tem hoje 9.000 alunos na educação infantil e 7.600 no ensino fundamental. No evento desta sexta, estiveram presentes 213 alunos do infantil e 240 do fundamental. Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT), além da gerente de Desenvolvimento Pedagógico,Daiane Segura; e a coordenadora de Políticas Educacionais, Márcia Costa.

“Educa+ Araraquara”  

O “Educa+ Araraquara” foi lançado em 21 de dezembro de 2021. É uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, voltada à rede de ensino municipal, englobando a educação infantil, o ensino fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa se constitui em um conjunto de ações empenhadas em melhorar a qualidade da aprendizagem e superação das dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia.

Entre suas ações de destaque estão: aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em língua portuguesa e matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; contratação de professores para centrar ainda mais o foco na alfabetização, incluindo a alfabetização de adultos; aulas de reforço e recuperação das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em turnos estendidos, incluindo EJA; ações para ampliar o letramento literário e propiciar a formação de leitores; mais estudo e pesquisa em casa; mais proximidade entre a escola e a família; formação continuada para os professores e educadores da educação infantil, ensino fundamental regular e EJA; incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da educação infantil; novos computadores para as escolas municipais, e laptops para os professores aprimorarem suas aulas.

Entre os novos equipamentos adquiridos estão 1.400 computadores instalados em cada uma das unidades escolares, secretarias, laboratórios e unidades do Portal do Saber; 1.419 notebooks para os professores e equipes diretivas; 832 tablets para as Emefs; locação de 3.200 tablets para o programa de reforço e aceleração da aprendizagem destinados aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e 329 Smart TVs para todas as salas de aula das Emefs, Neja, Centros de Educação e CAEE.

Selo Cidade Educadora

Araraquara recebeu, em agosto de 2022, o “Selo Cidade Educadora”, concedido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) aos municípios que integram o grupo. O conceito de Cidade Educadora expressa a noção de que toda cidade gera educação além das instituições tradicionais, para todos os seus cidadãos e desde os mais variados âmbitos.

Integrar a associação permite ao Município fazer parte ativa de um conjunto de cidades parceiras, o que possibilita a formulação de projetos conjuntos, de modo a melhor enfrentar os desafios da globalização – a iniciativa permite conectar diretamente o Município com outras cidades e concretizar projetos em parceria visando melhorar a qualidade da educação. Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes.

Na Cidade Educadora, os diferentes espaços, tempos, políticas e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano. Criada em 1990, a Aice está sediada na Espanha é reconhecida mundialmente por ter como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão a partir da educação. A associação reúne 500 cidades em 36 países e 25 municípios brasileiros compõem a Rede Brasileira de Cidades Educadoras.

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.