Projeto doa touquinhas para bebês da Maternidade Gota de Leite

0
1299

Idosos da Casa de Repouso Tranquillità já produziram 7.800 gorrinhos em quatro anos

Um projeto desenvolvido pelos idosos moradores da Casa de Repouso Tranquillità de Araraquara visa a produção e doação de touquinhas de lã para os recém-nascidos da Maternidade Gota de Leite. A iniciativa existe há quatro anos e já resultou na confecção de 7.800 gorrinhos nesse período.
As touquinhas são produzidas de forma artesanal pelos moradores, que esbanjam carinho na confecção para atender aproximadamente 250 bebês que nascem por mês na maternidade. A atitude também faz bem para os próprios voluntários, já que muitos saíram da depressão e da ansiedade depois que começaram a integrar o projeto.
Leonardo Sanioto, professor do projeto, falou sobre o comprometimento dos integrantes da ação. “O projeto conta com voluntários que confeccionam os gorrinhos, enquanto alguns preferem fazer a doação de lãs. A Tranquillità abraçou o projeto com total apoio dos moradores. Os encontros acontecem sempre na casa de repouso Tranquillità e é aberto a voluntários não moradores também”, explica.
Para o professor, a iniciativa é gratificante para todos os participantes. “O projeto traz aos idosos e voluntários uma grande ajuda, socializando, fazendo deles úteis à sociedade. Eles sentem que estão doando muito mais que o tempo e as touquinhas, estão doando amor”, acrescenta.
Emanuelle Laurenti, diretora técnica da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha (Fungota), Maternidade Gota de Leite de Araraquara, agradece aos participantes da ação. “Essa doação é de extrema importância para a nossa instituição, pois além de ajudar na terapia dos idosos, os gorrinhos tem a finalidade de aquecer o polo cefálico do recém nascido, evitando a perda de calor ao nascer, o que poderia desencadear alguns tipos de complicações para o bebê. No que se refere à perda de temperatura, há um maior cuidado em aquecer a cabeça devido ao seu diâmetro com relação ao corpo do recém nascido”, explicou.
Os interessados em colaborar com o projeto podem fazer a doação de lãs e linhas na própria Maternidade Gota de Leite, que fica na Rua Carlos Gomes, 1610.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.