Programação do Mês da Juventude inicia pré-conferências

0
325

Plenária final será realizada no dia 2 de outubro na Biblioteca Municipal Mário de Andrade

A Programação do Mês da Juventude entra em sua reta final com quatro pré-conferências que irão preparar a cidade para a Plenária Final, marcada para o dia 2 de outubro, um sábado, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Neste ano, a programação conta com o tema “Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade”. Ao todo, foram cinco lives que abordaram temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude.
Nesta terça-feira (21), às 19 horas, o Centro de Referência da Mulher (Avenida Espanha, 536) receberá a pré-conferência que analisará os eixos: I – Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; IV – Direito à diversidade e a igualdade; VII – direito à comunicação e à liberdade de expressão. Os atores envolvidos no debate serão os centros acadêmicos da Unesp e da Uniara, as assessorias de políticas públicas para mulheres, LGBTQIA+ e igualdade racial, além de juventudes partidárias, grupos escoteiros e grupos religiosos.
No dia 23, quinta, às 19 horas, no Curso Unificado do Campus de Araraquara (Cuca), será feira a discussão em torno dos temas: II – Direito à educação; V – Direito à saúde; VI – Direito à cultura. O público-alvo é composto por membros de cursinhos, grêmios municipais, hip hop e movimento funk.
No dia 27, segunda-feira, às 19 horas, no Centro de Referência da Mulher (CRM) os temas propostos são: III – Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; IX – Direito ao território e à mobilidade; XI – Direito à segurança pública e ao acesso à justiça. O público envolvido é formado por jovens do comércio, influencers, cooperativas e integrantes dos programas Jovem Cidadão e Filhos do Sol.
A última pré-conferência está agendada para o dia 29, quarta, às 19 horas, no Centro de Juventude, onde os diálogos serão em torno dos temas: VIII – Direito ao desporto e ao lazer; X – Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; XII – Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. O público envolvido engloba integrantes do grupo Prumo no Gral, Fundesport e Rolê Feira.
A assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, salientou a relevância desses eventos. “As pré-conferências são muito importantes para discutir políticas públicas e discutir a juventude em Araraquara, inclusive elas estão sendo puxadas de forma estadual e federal para podermos levar propostas para o estado e para o país, ou seja, também tem o propósito de discutir a juventude como um todo”, explicou.
As lives anteriores, que podem ser conferidas no Youtube oficial da Prefeitura, abordaram os temas “Cultura” (com Maria Marighella e Vitta Pereira), “Participação social e política, multiculturalidade e igualdade” (com Thainara Faria e Beatriz Caminha), “Saúde” (com Rafaela Modé), “Educação, qualificação e trabalho e renda” (Leocádia e Camila Capacle) e “Esporte e lazer” (com Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio). Já a Conferência da Juventude (24/09) e o seu encerramento (25/09) contarão com transmissão ao vivo pelo Youtube e também pelo Facebook da Prefeitura.
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda contou ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico e batalha de MC. Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.