Programação de Aniversário de Araraquara é apresentada em live

0
324

Prefeito Edinho destaca caráter democrático da agenda de eventos que comemoram os 204 anos da cidade

Na noite desta terça-feira (17), em uma live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara, foi divulgada a programação de eventos que marcarão o aniversário de 204 anos da cidade, que será comemorado no próximo domingo, 22 de agosto. Com a mediação do apresentador Ander, a transmissão contou com um bate-papo com o prefeito Edinho, a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, e a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos.
A programação vem com o tema “Araraquara, 204 Anos: É Tempo de Esperançar”, em referência ao famoso pensamento do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.
A agenda, que neste ano contará com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura (confira a programação completa ao final da matéria), terá início já no sábado (21), com a Seresta a Caminho do Sol.
No dia seguinte (22), às 8 horas, será transmitido o Desfile Cívico Online da Rede Municipal da Educação. Às 9h30, a Via Expressa receberá a 1ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo “Troféu Anésio Argenton”, tradicional prova que presta homenagem a um dos maiores nomes da modalidade no Brasil. À tarde, das 16 horas às 21 horas, as apresentações musicais seguem de forma online, com artistas locais de diversos estilos, em uma agenda que segue nos dias 27, 28 e 29.
No dia 29, a programação de aniversário de Araraquara será encerrada com o lançamento do projeto “Bento Aberta”, que desviará o trânsito de um trecho da Avenida Bento de Abreu (entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista) aos domingos para que as famílias possam passear e se divertir com atrações culturais e esportivas.

PARA TODOS OS PÚBLICOS

Em sua participação na live, Edinho destacou o caráter democrático da programação. “Penso que não há nenhum araraquarense que não se sentirá contemplado com essa programação, que vai valorizar muito os artistas locais”, disse o prefeito.

DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, ressaltou a importância e o desafio de promover uma programação online. “Esse vem sendo um aprendizado contínuo. Foi muito difícil, no início de 2020, quando a pandemia nos pegou de surpresa, ainda que já fosse uma tendência que já vinha se manifestando dentro da dinâmica e das mudanças que o mundo contemporâneo traz. Fizemos um esforço muito grande para traduzir aquela programação rica e imensa que temos na Secretaria de Cultura e Fundart, que sempre foi presencial, para o universo virtual. Tem sido exitoso, temos conseguido obter sucesso no novo formato, inclusive dando o devido protagonismo aos artistas, aos agentes culturais locais, que atravessam um momento muito difícil, mas que com nossas políticas de apoio, contam com um enfrentamento um pouco menos sacrificado”, avaliou.
Ela acrescenta que o novo modelo de apresentação não altera a essência das atrações oferecidas. “A programação deste ano, assim como a do ano passado, é online, mas não tem perda de qualidade, pelo contrário, ela foi toda montada com artistas da cidade de Araraquara, em consonância com esse movimento de apoio, mas ao mesmo tempo garantindo a beleza e a qualidade daquilo que podemos oferecer para a população”, completou Teresa.

GARANTIA DE EMOÇÃO

A secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, valorizou a homenagem a Paulo Freire e assegurou que não faltará emoção na apresentação virtual do Desfile Cívico da Rede Municipal da Educação. “Nesse segundo ano de Desfile Cívico Virtual, a Secretaria de Educação, junto à Rede Municipal de Educação, preparou uma coisa lindíssima como fizemos no ano passado. E foi uma descoberta. Eu já sabia, a Secretaria já sabia, mas a cidade ficou sabendo no ano passado dos talentos digitais que moveram a Rede Municipal de Educação para fazer frente à pandemia. E nesse ano não será diferente. Vamos homenagear Paulo Freire, esse gigante da educação brasileira, esse renomado, talentoso, indiscutível e insubstituível educador traduzido para mais de 90 países, que está nas principais universidades de educação do mundo e, não à toa, é o patrono da educação brasileira”, justificou.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE ARARAQUARA

(Transmissão pelo Youtube e Facebook da Prefeitura)

21 de agosto

Seresta a Caminho do Sol
19h – Lilian Jardim (MPB)
20h – Os Seresteiros (MPB)
21h – Flor de Abóbora (MPB)

22 de agosto (aniversário de Araraquara)

8h – Desfile Cívico Online da Rede Municipal da Educação: Araraquara, 204 anos
“Tempos de Esperançar: Viva o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira”

9h30 – 1ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo “Troféu Anésio Argenton”
Via Expressa

Programação Cultural Online

22 de agosto
16h – Cia. 2 Palitos (Infantil)
17h – Morgana Kurmann (MPB)
18h – Art Zoom (Pagode)
19h – BR 21 (Reggae)
20h – Simpsons of the Universe (Rock)
21h – Beatles Again (Rock)

27 de agosto
19h – Teroca & Amigos (Samba)
20h – Junior Barros (Samba)
21h – Turma do Samba (Pagode)

28 de agosto
19h – Jaime e Fernando (Sertanejo)
20h – Dani e Danilo (Sertanejo)
21h – Rodrigo Zanc (Sertanejo)

29 de agosto
7h às 12h – Lançamento do projeto “Bento Aberta”
Avenida Bento de Abreu (entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista)

19h às 22h – Matte Pereira, Pedankh, MC Goes, Can Colt, Ptwo Paker e Ras Kemet

Confira a programação completa em: http://www.araraquara.sp.gov.br/arquivos/programacao-aniversario-da-cidade-araraquara-204-anos.pdf

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.