Programa “ID Jovem” é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
355
Foto: Pedro Junqueira - Igor Emídio participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Igor Emídio, assessor de Políticas para Juventude, falou sobre a carteira que possibilita vantagens e benefícios a pessoas com idade entre 15 e 29 anos


O “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, abordou nesta segunda-feira (15) os detalhes sobre o programa federal “Identidade Jovem” ou simplesmente “ID Jovem”, que é a carteira das juventudes que possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como garantia de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015. Para falar sobre o assunto, foi convidado o assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio.

Ele falou sobre a ideia de trazer o programa para Araraquara. “O ID Jovem é um programa do Governo Federal que existe desde 2013 e que passou por várias reformulações ao longo dos anos. Decidimos, em uma parceria entre a Assessoria de Políticas para Juventude e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, começar a promover aqui em Araraquara também. O ID Jovem é destinado a jovens de 15 a 29 anos que estão no Cadastro Único e é mais uma oportunidade para inserirmos esses jovens dentro da área cultural da cidade, além de garantir que ele tenha transporte gratuito de um estado para outro”, comentou.

Igor explicou que para fazer a inscrição é preciso necessariamente estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos dois anos. “Quem atualizou recentemente tem até 45 dias para cair no sistema do Cadastro Único e tem que ter essa espera. Mas é preciso estar com o Cadastro Único atualizado, ter de 15 a 29 anos, e a renda da família não pode ser mais que dois salários mínimos. Os requisitos são basicamente esses, bem simples”, orientou.

O assessor de Políticas para Juventude também comentou sobre os serviços que o programa dá direito. “Ele garante meia-entrada também para jovens que não são estudantes. Eles poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro, eventos esportivos, jogos de futebol e similares. Em todo lugar que tem política de meia-entrada ele consegue pagar 50% do valor. E também tem o transporte inter-estadual, ou seja, ele consegue viajar de um estado para outro pagando somente a taxa de serviço, que não passa de vinte reais. E para algumas viagens que já tem essa vaga preenchida, ele consegue pagar 50% de desconto”, ressaltou.

Igor também destacou a importância do programa no sentido de ajudar a democratizar a cultura. “Quando falamos que o jovem já está bem inserido na cena cultural, normalmente não consideramos o jovem com perfil de baixa renda, que é de família com renda de até dois salários mínimos. Esse jovem tem acesso só ao rolê no bairro dele, tem acesso a se encontrar em uma praça, a fazer seu movimento com os amigos, mas não tem acesso aos grandes shows. Então o ID Jovem serve muito para isso também, para inserir esses jovens em grandes shows. Claro que é legal ele ter acesso aos movimentos do bairro, mas queremos mais, queremos que ele acesse shows, acesse artistas e muitas outras coisas”, acrescentou.

Ele falou sobre como efetuar o cadastro. “Tem como fazer online e até recomendamos fazer online. Basta baixar o aplicativo do ID Jovem no celular, você vai se inscrever ali com seu nome completo, seu número NIS, que é o número do CadÚnico, data de nascimento e nome da mãe. Para quem não tem essa facilidade e não consegue acessar, estamos fazendo esse cadastro na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. Basta nos procurar”, concluiu Igor.

A sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro, com o horário de atendimento das 9h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (16) 99727-8468.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.