Programa ‘Farmácia Viva’ deve ser retomado ainda em 2022 

0
403

Informações foram prestadas pela Secretaria da Saúde após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB) 

Considerando que o município recebeu R$ 832.092,23 do Ministério da Saúde em 2020 para desenvolver o programa Farmácia Viva”, que busca garantir o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a medicamentos fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), enviou o Requerimento nº 322/2022 à Prefeitura, solicitando informações a respeito da prática na cidade.

A finalidade desse ótimo projeto é potencializar as ações relacionadas ao cultivo, beneficiamento, preparação, controle de qualidade, prescrição, dispensação e capacitação, a fim de garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”, frisou o parlamentar.

Angeli, por outro lado, queria saber sobre o andamento do programa. “Queremos notícias sobre a implantação, pois nada foi anunciado”, cobrava o vereador.

Por isso, o parlamentar questionou se o projeto já estaria sendo executado em Araraquara e, caso contrário, qual seria a previsão de início. Acompanharemos de perto a implementação do ‘Farmácia Viva’ na cidade, assim como a aplicação dos recursos destinados ao local que abrigará o serviço”, concluiu Angeli.

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, no período após a seleção do projeto até o início do ano corrente, devido ao enfrentamento à pandemia de Covid-19, ficou inviabilizada a implantação/implementação de projetos, sendo retomados agora em 2022.

“Foi iniciado trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e à Coordenadoria Executiva Municipal de Agricultura, com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal da Saúde, no qual estamos estudando a planta do local da farmácia, local do cultivo e análise do solo”, detalhou a gerente de Assistência Farmacêutica, Silvana Lee.

“Cobraremos e fiscalizaremos de perto a implantação do programa para que seja colocado em prática o quanto antes para nossa população”, explica e finaliza Angeli.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.