Programa de redistribuição de renda e qualificação vence plenária LGBTQIA+ do OP

0
261
Foto: Celso Luís Gallo
Encontro temático do Orçamento Participativo foi realizado na noite de sexta-feira (1º), no Centro de Referência LGBTQIA+


A plenária temática LGBTQIA+ do Orçamento Participativo 2022 elegeu como prioridade a criação de um programa de redistribuição de renda e de cursos profissionalizantes voltados para a população LGBTQIA+. A reunião ocorreu na noite de sexta-feira (1º), no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano, na região central de Araraquara.

O investimento eleito será colocado no Orçamento da Prefeitura de 2023 para planejamento e execução. Foi também por meio do OP que a população LGBTQIA+ conseguiu o próprio Centro de Referência, a Casa de Acolhimento (inaugurada na semana passada) e o Ambulatório Trans (em fase de obras).

“A proposta vencedora foi a criação de uma política pública de geração de trabalho e renda. Muitas vezes, as pessoas LGBTQIA+, devido ao preconceito e à discriminação, acabam abandonando o ensino, perdem o emprego, abrem mão da carreira, ficam colocadas à margem da sociedade. O argumento foi: se tivermos uma política de qualificação profissional, de investimento na formação das pessoas que vivem nessa situação, nós vamos oferecer a oportunidade para que essa injustiça seja corrigida, para que essas pessoas reconstruam suas vidas”, explicou o prefeito Edinho em transmissão pelas redes sociais após a plenária.

“A proposta estará no Orçamento que a Prefeitura vai enviar à Câmara Municipal. Esperamos que no ano que vem, com a Câmara aprovando o Orçamento, nós estejamos implementando mais essa política pública em Araraquara, na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, igualitária, sem preconceito e discriminação. Essa é a sociedade dos nossos sonhos”, complementou Edinho.

Lua de Lucas, que apresentou a proposta vencedora na plenária, relatou no Facebook da Prefeitura a importância desse investimento. “A ideia é pensada diante da estrutura que o Município hoje já tem. Temos o Centro de Referência, abrimos a Casa de Acolhimento. Pensando no contexto de vulnerabilidade que muitas de nós sofremos na comunidade LGBTQIA+, e baseado na ideia do Transcidadania da Prefeitura de São Paulo, pensamos em construir e trazer para cá essa estrutura multiprofissional, com programas que possibilitem que a pessoa retorne aos estudos formais e se profissionalizem em outros cursos”, destacou.

Também participaram da plenária as vereadoras Filipa Brunelli (PT), Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT), secretários, coordenadores e assessores municipais, além da equipe de organização do Orçamento Participativo.

Próximas plenárias
A próxima plenária temática do OP está marcada para esta sexta-feira (8), às 19h, quando será realizada a Plenária das Mulheres, no Centro de Referência da Mulher. Um dia antes, na quinta (7), também às 19h, ocorre a Plenária da Região 6 no CEC Piaquara.

O Orçamento Participativo é desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. Os horários, datas e locais das plenárias podem sofrer alterações. Por isso, é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura para mais informações.

Plenária da Região 6
Data/Horário: 7 de julho, quinta-feira, 19h
Local: CEC Piaquara – Rua Bahia, s/n, Vila Xavier

Plenária temática das Mulheres
Data/Horário: 8 de julho, sexta-feira, 19h
Local: Centro de Referência da Mulher – Avenida Espanha, nº 532, Centro

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.