Programa de Estímulo às Startups inicia avaliação de projetos

0
333
 


Na última terça-feira (31), foi encerrado o prazo para a apresentação de projetos para o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa da Prefeitura de Araraquara que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento. Foram apresentados projetos de 15 empresas que agora terão sua documentação e propostas avaliadas.

Os proponentes puderam inscrever até três projetos com objetos distintos, independente da área ou modalidade, podendo ser contemplado em apenas um. A avaliação é feita por uma Comissão de Seleção (CS), que foi instituída no âmbito do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e que é formada por especialistas das áreas de conhecimento envolvidas no projeto para avaliá-lo.

Alexandre Kopanakis, coordenador executivo da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, falou sobre os próximos passos da iniciativa. “A Comissão de Seleção do programa está iniciando a conferência dos documentos para a habilitação das empresas. Após, terá início o processo de submissão dos projetos à banca examinadora, composta por representantes da administração pública, universidades, associações e organizações da sociedade civil. É esperado que até o final do mês de junho conheçamos os projetos contemplados”, explicou.

Para esclarecer todas as dúvidas dos empreendedores, o programa contou com três mentorias entre maio e abril, que foram realizadas em parceria com o Sebrae Araraquara, o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Uniara e o Instituto de Química da Unesp.

A inscrição foi aberta apenas para quem já tinha empresa, visto que a iniciativa destina-se a apoiar a execução de pesquisa em pequenas empresas já constituídas, portanto, com CNPJ ativo. O programa considera como empresas o empresário individual, o microempreendedor individual (MEI), a empresa simples de inovação, a empresa individual de responsabilidade limitada, as sociedades empresárias, as sociedades cooperativas e as sociedades simples. Outras exigências foram de que essa empresa precisaria necessariamente ser sediada em Araraquara e deveria ser feita a declaração de utilização de modelos de negócios inovadores, disponibilizada no site da Prefeitura.

Vale salientar ainda que o programa visa a apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador, ou seja, se o produto já foi desenvolvido, ele não pode ser apresentado.

O programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidos em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Confira todos os detalhes do programa no site www.araraquara.sp.gov.br/startups.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.