Programa “Afro-Mulheres em Ação”, em parceria com o Sebrae, tem início nesta terça (28)

0
283
Iniciativa visa uma maior aproximação dos serviços oferecidos no Centro de Referência Afro e no Centro de Referência da Mulher com as mulheres que estão nos territórios
 

Nesta terça-feira (28), às 15h, o quiosque localizado na Área de Lazer do Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi, receberá uma palestra sobre autocuidado, empoderamento e autoconhecimento. A ação faz parte do programa “Afro-Mulheres em Ação”, da Prefeitura de Araraquara, idealizado pelas gestoras Alessandra Laurindo (Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”) e Grasiela Lima (Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”), contando com a parceria do “Sebrae Delas – Mulheres de Negócios”, desenvolvido pelo Sebrae.

“A proposta é que possamos construir ações de forma descentralizada, com muita escuta ativa, e levarmos os equipamentos mais próximos da realidade de cada território, tanto para ampliar os serviços oferecidos em nossa unidade, mas também para compreender cada região e suas especificidades e assim elaborarmos políticas condizentes com cada espaço” declarou Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-raciais.

Já o “Sebrae Delas” é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A iniciativa visa valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

Um estudo do Mckinsey Global Institute aponta que a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria um incremento de cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Ou seja, há uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher, principalmente empresárias, e o crescimento econômico de um país. Mulheres geram emprego e oportunidades para outras mulheres fomentando uma rede de aprendizado e crescimento.

As mulheres, porém, ainda enfrentam muitos desafios para empreender, como a maior quantidade de tempo dedicado à família, às atividades de casa e a dificuldade para acessar crédito. A pandemia de Covid 19 aumentou ainda mais as dificuldades enfrentadas pelas mulheres. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no terceiro trimestre de 2020, a taxa de desocupação foi estimada em 12,8% para os homens e 16,8% para mulheres, aumentando a probabilidade de busca do empreendedorismo por necessidade pelas mulheres, muitas delas chefes de família.

A próxima ação será realizada nesta quarta-feira, 1º de março, às 10h, no CRAS do Cecap, que receberá uma palestra sobre educação financeira. A ideia é expandir as atividades para outras regiões da cidade. As atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.