Sarah Coelho Silva indica duas jovens profissionais (Renata e Roberta) para dirimir dúvidas. Renata Ramalho Esberard, formada pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, em 2002. Especialista em odontopediatria e clínica geral. Área de atuação da Roberta Ramalho Esberard: Dentística Estética e Endodontia (tratamento de canal).
JA- Por que Araraquara?
RR- Escolhemos Araraquara por ser a nossa cidade-natal e por estarmos em família, tendo o apoio constante do nosso pai, que também é dentista e professor de uma das melhores faculdades de odontologia do Brasil, a Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp, na qual podemos estar sempre nos atualizando.
Vantagens de se trabalhar em família.
Trabalhar em família nos faz crescer e aprender a cada dia, tanto em casa, quanto no consultório. Não há competição entre nós e sim muita união e troca.
As pessoas estão conscientes da necessidade do tratamento odontológico?
A conscientização existe, porém, infelizmente a maioria das pessoas procura um dentista quando sente dor. Se não há dor, a procura vem relacionada à estética. Muitos se esquecem da importância de visitas periódicas ao profissional para manutenção.
Acreditam que o povo trata bem dos dentes?
É muito relativo. Existem pessoas preocupadas com estética, com problemas relacionados ao mau hálito, etc, e outras que se preocupam em manter um contato periódico com o dentista. Isso engloba desde as crianças até as pessoas mais idosas. Não podemos generalizar em relação a faixa etária e nem quanto a condição social. Há um maior esclarecimento e conhecimento por parte da população através de impressos, meios de comunicação.
As crianças estão bem orientadas?
As crianças, em geral, estão sendo bem orientadas quanto à necessidade de cuidar dos dentes. Elas buscam uma higienização adequada, necessitando apenas de manutenção e orientação. Porém, cabe aos pais ressaltarem essa necessidade para que a prevenção supere o tratamento restaurador.
As crianças gostam da escovação?
Sim, elas gostam e se mostram muito interessadas em aprender a técnica correta. Mas, é preciso sempre um acompanhamento tanto dos pais como dos cirurgiões dentistas.
E o sério problema do mau hálito?
Desde que o mundo é mundo, as pessoas se lamentam do mau hálito. Há uns 3,5 mil anos, o médico grego Hipócrates já prescrevia um bochecho de vinho com ervas aromáticas para melhorar o hálito. E um jovem fabricante de cosméticos, na velha Roma, ficou riquíssimo quando inventou e começou a produzir essência de hortelã para melhorar o hálito. Uma das causas básicas do mau hálito está relacionada com alimentação, mas 90% procedem dos resíduos alimentares que comemos durante o dia. As bactérias que vivem na boca “adoram” os resíduos de comida que ficam entre os dentes, os quais se fermentam e seus sub-produtos geram um gás que produz o mau cheiro. Outras causas da halitose são: fluxo insuficiente de saliva, doenças da gengiva, uso de medicamentos, sinusite, e ficar longos períodos sem comer ou beber. Alterações em outros órgãos podem também desencadear o mau cheiro. Assim os melhores resultados no tratamento são obtidos quando se faz um trabalho multidisciplinar: com médicos, dentistas, nutricionistas e às vezes até psicólogos. Limpar bem os dentes e a língua, comer lentamente, mastigar bem os alimentos, não se exceder no fumo e nas bebidas gasosas, beber no mínimo 1,5 litros de líquido por dia são algumas das recomendações para prevenir mau hálito.
Atualmente a odontologia é mais preventiva?
A Odontologia Preventiva tem como objetivo a Promoção de Saúde, tendo a cura da doença seu objetivo primordial. Não está restrito somente ao tratamento sintomático de suas seqüelas. Deste modo, por exemplo, tratar a cárie não seria apenas substituir a lesão por material restaurador, mas, interferir no desequilíbrio que ocasiona a doença. Na odontologia preventiva, o profissional analisa os problemas odontológicos da comunidade e cria maneiras de conscientizar a população da necessidade de cuidar bem dos dentes
A Odontologia Preventiva é uma realidade, tendo demonstrado ser capaz de levar ao ser humano uma condição favorável de saúde bucal.
Mensagem
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria muito e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. (Charles Chaplin)