Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
72
Foto: Pedro Junqueira - Saliane Ribeiro participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Saliane Ribeiro, gestora do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA de Araraquara, falou sobre esse método preventivo indicado para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV

A gestora do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA de Araraquara, Saliane Ribeiro, foi a convidada da edição desta quinta-feira (22) do “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação. O tema abordado foi a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um método preventivo indicado para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV.

Saliane iniciou sua participação com uma explicação sobre os tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “São muitas as ISTs, mas as mais importantes são a sífilis, hepatite B, hepatite C, gonorréia, clamídia, o próprio HPV, e tantas outras que podem causar síndrome do corrimento cervical, do corrimento uretral. Essas doenças têm tratamento e têm cura. As hepatites, se forem diagnosticadas bem no começo, a gente consegue curar, por isso é importante a nossa busca ativa. Tudo que não é tratado gera complicações. O ideal é tratar para ficar bem”, comentou.

Sobre a PrEP, ela explicou que é um método que consiste na tomada de medicamentos, antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Ou seja, é uma medida preventiva realizada com acompanhamento regular de saúde. “O indivíduo sadio, que não tem HIV, vai fazer uso de uma medicação e essa medicação vai fazer com que ele não seja infectado caso ele tenha contato com o vírus HIV. Essa medicação age tanto na mucosa retal, quanto na mucosa vaginal. Para que tenha uma ação efetiva, o uso do medicamento deve ser feito no mínimo sete dias para o homem e 20 dias para a mulher. A pessoa que iniciou a PrEP só vai ficar protegida a partir desse período”, observou Saliane.

Segundo ela, para fazer uso da PrEP, é preciso que a pessoa não tenha o vírus HIV. “Caso haja algum problema renal ou a pessoa faça uso de alguma medicação que tenha alguma ação sobre a atividade renal, tem que ser avaliado também. O CTA está preparado para fazer essa avaliação. Também é indicada para qualquer pessoa que esteja em situação de risco. Consideramos risco aquelas pessoas que têm vários parceiros eventuais, aquelas pessoas que fazem sexo com várias pessoas sem preservativo, aquelas pessoas que têm infecção sexualmente transmissível recorrente ou que tenha um parceiro soro diferente, ou seja, que ele seja HIV e a pessoa não. O Ministério da Saúde liberou o uso para pessoas a partir de 15 anos de idade e com mais de 35 quilos”, apontou.

Saliane também falou sobre os polos de atendimento onde as pessoas podem buscar a PrEP. “Temos quatro polos em Araraquara. Temos o polo principal, que é o CTA, na Rua Padre Duarte, 2414, que atende pelo telefone 3333-6700. Atendemos de porta aberta e com agenda, então podem nos procurar. Temos ainda um polo no Selmi Dei, um polo no PSF do Indaiá e um polo no PSF do Cruzeiro do Sul”, afirmou.

Ela revelou que houve um aumento na procura pela PrEP na cidade. “Isso é sinal de que estamos fazendo nosso trabalho bem feito e o dever de casa está saindo conforme o esperado. Se você está em uma situação de vulnerabilidade ou tenha qualquer tipo de dúvida, procure o CTA para tirar essas dúvidas, se informar e fazer uso da PrEP  caso tenha alguma indicação”, concluiu a gestora.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.