Os professores Sérgio Ferreira Luiz, Antônio Marcos Cabral de Melo e Ademir Redondo, do Senai de Araraquara, estão concorrendo à final nacional do Concurso de Criatividade, realizada em Florianópolis (SC).
Os professores venceram à final estadual do concurso com um robô construído por eles e apresentado pela primeira vez ao público na Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara), em agosto deste ano.
O sucesso foi tanto que o robô, a partir de então, já figurou em feiras de várias cidades, como Matão, Sertãozinho e Bauru. O robô, que se movimenta fixado a uma corda, realiza movimentos verticais de sobe-e-desce e horizontais, porque possui uma câmara acoplada à cabeça, que é móvel.
Construído em apenas dois meses com a aplicação dos conhecimentos de cada professor, custou R$ 2 mil
Segundo o professor Ademir Redondo, o robô tem aplicações em várias áreas. “Nós o utilizamos principalmente no ensino, justamente para que o aluno possa constatar a tecnologia aplicada e como se integram várias áreas num único equipamento”, diz.
O robô pode ser utilizado também no setor produtivo para atuar em situações nas quais o operador corra riscos, como o manuseio e o transporte de produtos químicos; em presídios, para vigilância; para pintura de navios; junto ao Corpo de Bombeiros, para identificar locais onde há vazamentos de gás; e em outros setores.