Professores da Unicamp conhecem cooperativismo de Araraquara

0
321
Fotos: Tetê Viviani

Uma delegação formada por professores da Unicamp, de Campinas, conheceu de perto as práticas de cooperativismo apoiadas pela Prefeitura e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) nesta segunda-feira (4).

No final da manhã, os professores cumpriram agenda de visita técnica à Cooperativa Acácia, no antigo aterro sanitário, na zona leste da cidade. A coordenadora municipal executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária Camila Capacle Paiva, a presidente Helena Francisco, da Acácia, e a vereadora Thainara Faria (PT) explicaram em detalhes a formação da cooperativa de catadores, o processo de contratação e os trâmites legais, e as perspectivas de o projeto avançar com a tecnologia.

Em seguida, o grupo percorreu as dependências da cooperativa e acompanhou a rotina dos catadores e o processo de triagem e processamento dos produtos para destinação final.

Durante o almoço no Restaurante Popular 1, na Rua Nove de Julho, no Jardim Dom Pedro I, os visitantes conferiram o trabalho da Cooperativa Panelas Unidas, que gerencia o restaurante.

Paço Municipal

No período da tarde, os mestres da Unicamp se reuniram no Paço Municipal com o vice-prefeito Damiano Neto, a secretária de Gestão e Finanças Juliana Agatte, o chefe de Gabinete Allan Silva e líderes de cooperativas, com perfil social, apoiadas pela Prefeitura.

Camila Capacle ressaltou o apoio do prefeito Edinho à formação de cooperativas e citou o pioneirismo da Acácia, enquanto o Edinho cumpria o mandato de vereador, no final dos anos 1990, e toda a sua evolução durante as duas últimas décadas. “Agora, temos outras cooperativas de serviços, inclusive com egressos do sistema penal, e muitos parceiros no projeto”, destacou Camila.

Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, destacou o estreitamento de relações e conhecimentos como o principal objetivo do encontro em Araraquara e elogiou a criação da Escola de Governo pela Prefeitura.

“Na Unicamp nós temos o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas que promove interações com a sociedade e agência de inovação que transfere conhecimento para a indústria”, relatou o pró-reitor.

Damiano Neto reforçou o apoio de sua Pasta às cooperativas e também aos pequenos produtores rurais. “A cooperativa depende da união de todos e não há relação de empregador e empregado. Nossa missão é fornecer apoio jurídico e orientações de contabilidade e fortalecer as parcerias com as universidades. Para o campo, implantamos um programa municipal para garantir a compra da produção de hortifrútis dos pequenos produtores rurais”, disse o vice-prefeito.

Várias parcerias com as cooperativas foram mencionadas pela secretária Juliana Agatte, que enalteceu a construção do Hospital de Campanha da Solidariedade por equipe da construção civil, com egressos do sistema penal, e outras de apoiadores que atuam no combate à dengue e ao coronavírus.

Também participaram do encontro as professoras Adriana Nunes, Susana Durão, Sílvia Santiago, o professor Sávio Cavalcante; e os líderes de cooperados Rômulo Alves de Souza (Morada Express), Marcela Novaes (Cooperativa Vitória), Edgar Gomes Martins (Sol Nascente) e Cátia Anelo (Comapa).

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.