Procon realiza mini-curso com jovens do programa “Filhos do Sol”

0
176

Ação teve o objetivo de proporcionar a apresentação dos direitos básicos dos consumidores

Na última quinta (18) e na sexta-feira (19), o Procon Araraquara realizou um mini-curso para os jovens do programa “Filhos do Sol” no Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, em atividade que integrou o projeto “Educação para o consumo – Procon na escola”, que apresenta atividades de educação para o consumo consciente. O objetivo foi apresentar os direitos básicos dos consumidores através de uma palestra, da exibição de vídeo educativo, da realização de uma roda de conversa e de uma oficina sobre educação financeira.

No primeiro dia, os temas abordados foram: direitos básicos do consumidor, golpes nas relações de consumo e organização e planejamento financeiro. No segundo dia, houve a apresentação de um vídeo educativo sobre assuntos financeiros e uma roda de conversa com orientações gerais sobre orçamento, receitas e despesas, e planejamento financeiro.

O coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, falou sobre a importância da atividade. “A participação deles foi muito positiva, principalmente nas atividades. Nelas, os alunos fizeram a indicação de receitas, despesas e imprevistos dentro de um orçamento familiar e também montaram uma planilha com o orçamento de uma família. Eles puderam ver a dificuldade de equilibrar as contas da família no final do mês”, salientou.

A gerente do programa “Filhos do Sol” e do Centro da Juventude, Daniela Prates, também valorizou a iniciativa. “Quero agradecer, em nome do Rodrigo, a toda a equipe do Procon. É muito importante para os nossos jovens e adolescentes saberem um pouco mais sobre os direitos básicos do consumidor, que foram apresentados na atividade, e entender um pouco mais sobre a questão do orçamento e da educação financeira, que tanto agrega para a vida de todos nós”, comentou.

Renato Ribeiro, coordenador de Direitos Humanos, também elogiou a proposta. “Atividades voltadas para a educação financeira são fundamentais para orientar nosso público quanto à gestão de seus próprios recursos e para evitar futuros endividamentos com empréstimos. Essa pauta precisa ser encarada por nós”, ressaltou.

Steyce Chaves, assessora especial de Políticas para Juventude, enalteceu o conteúdo abordado no mini-curso. “A atividade foi muito importante para os nossos jovens saberem sobre os direitos que eles têm no ato de comprar algo ou consumir algo. Isso é muito interessante, porque muitas vezes o jovem compra alguma coisa, mas não sabe sobre os seus direitos. E também foi abordada a educação financeira que falta para os nossos jovens e também para todas as pessoas em geral, que não sabem como gastar, como guardar e como administrar o dinheiro. Por isso, essa atividade abriu os horizontes e ajudou os jovens a entenderem essas questões”, apontou.

Vale destacar que outras escolas ou instituições podem solicitar a realização do projeto e para isso basta entrar em contato com o Procon.

O “Filhos do Sol”

O “Filhos do Sol” é executado e gerido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos. Para a inserção no programa, os adolescentes e os jovens devem apresentar condições de extremo risco pessoal e social, além de aceitarem o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento. O programa abrange pessoas que não estão incluídas pelo “Jovem Cidadão”.

O repasse dos recursos financeiros é efetuado mediante cartão bancário. Os beneficiários recebem cartões de vale-transporte para fins de participação nas ações ofertadas pelo programa. A concepção do programa ocorreu de articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Araraquara.

Procon

O Procon de Araraquara é o órgão de defesa dos direitos dos consumidores que atua no território do município, promovendo o atendimento às demandas dos consumidores, realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços. Além disso, uma das funções mais importantes do órgão é a promoção de ações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro.

A sede do Procon fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. O consumidor também atende pelo telefone (16) 3301-3131, pelo Whatsapp (16) 99701-0120 ou através do Facebook, no mesmo horário do atendimento presencial. O contato com o órgão também pode ser feito através do e-mail procon@araraquara.sp.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.