Primeira ciclovia

A empresa Leão Engenharia foi a vencedora da licitação para a construção da primeira ciclovia de Araraquara que vai ligar o Faculdade de Química ao Campus da Unesp de Araraquara, pelo valor de R$ 80.831,25.

A previsão para a construção é de 45 dias partir da assinatura do contrato, e vai garantir mais segurança para os estudantes do Campus que utilizam bicicletas.

A ciclovia terá 840 metros por 2,5 metros e será construída entre o acostamento da avenida Agostinho Sônego (que liga os dois locais) e a cerca que limita a via. Foi projetada pela arquiteta e mestre em urbanismo Cláudia Cotrim Pezzutto, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A arquiteta fez um diagnóstico da necessidade de ciclovias na cidade e levantou vários locais, mas o trecho escolhido foi o do Quitandinha, pelo volume de ciclistas. A pesquisa revelou também que a principal preocupação deles é com a segurança.

Em março deste ano, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, protocolou pedido de recursos junto ao Ministério das Cidades, em Brasília, para a construção de outras ciclovias.

A prefeitura apresentou o projeto das ciclovias para obter recursos do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta – Bicicleta Brasil.

Araraquara possui 70 mil bicicletas e são registrados aproximadamente 150 acidentes por ano envolvendo ciclistas, com idade entre 18 e 30 anos. Nas vias incluídas no projeto, a média é de 200 bicicletas por hora. O levantamento mostrou que 41% dos usuários afirmam ser necessária uma ciclovia nessas vias. (Executivo)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A poesia é um dom

O leão e a gazela

Ainda Estamos Aqui

Um Brasil Exótico

A verdadeira motivação por trás do banimento da carne do Brasil pelo Carrefour

CATEGORIAS