Previsão de frio intenso faz Prefeitura intensificar ações voltadas para pessoas em situação de rua

0
516
Equipes especializadas reforçam abordagem para direcioná-los para a Casa de Acolhida e oferecer agasalhos e cobertores
 
 

Segundo previsão do Instituto Climatempo, Araraquara receberá um frio intenso na próxima semana, com uma temperatura mínima de 3°C e máxima 15°C, podendo chegar a -1°C no sábado (21). Por isso, a Prefeitura de Araraquara prepara uma ação articulada que visa garantir acolhimento e intensificar as ações voltadas para a população em situação de rua.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social estão intensificando o trabalho nas áreas de concentração desse público, onde oferecerão acolhimento junto à Casa de Acolhida (antiga Casa Transitória). O trabalho conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com outros agentes da rede, como a Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Segurança Alimentar, o Fundo Social de Solidariedade, a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, grupos solidários e organizações da sociedade civil de Araraquara.

Também foi organizado, na Casa de Acolhida, um espaço apropriado para abrigar os cães destas pessoas, com segurança.

Ação articulada

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, explicou que a ação é realizada de maneira articulada, visto que a proteção social não é só da assistência social, mas sim de todas as políticas públicas, principalmente relacionadas a esse segmento que está em risco. “Nesse sentido, há uma intensificação das ações nas ruas, de abordagem social, tanto pelas equipes de Assistência Social, como de Saúde, Defesa Civil e Guardas Municipais. Há todo um trabalho de vinculação e de conhecimento para que essas pessoas aceitem ir para os serviços de acolhimento e, caso haja a negativa, recebam o agasalho e o cobertor”, explica.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, enalteceu a iniciativa. “Diante das informações da Defesa Civil do estado, com previsão de queda acentuada da temperatura, a Guarda Civil Municipal e a Gerência de Proteção e Defesa civil estarão, durante a semana que vem, percorrendo as ruas da cidade com o intuito de se solidarizar com as pessoas em situação de rua, que são as mais vulneráveis nesse momento, e já em um trabalho em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, estaremos percorrendo as principais praças e ruas, procurando detectar pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam de auxílio. É um trabalho solidário muito importante nesse momento em que nós teremos o registro de temperaturas extremamente baixas e que podem colocar em risco a vida de pessoas, principalmente daquelas que se encontram em uma situação de vulnerabilidade”, opinou.

Caetano Emanoel Mascia Beretta Gonçalves, gerente de Proteção Social Especial, falou sobre o procedimento de abordagem. “O trabalho consiste em, baseado no estabelecimento ou fortalecimento do vínculo dos técnicos com essa pessoas, buscar sensibilizá-los e convencê-los a aderirem aos serviços, especialmente, o acolhimento na Casa de Acolhida, a fim de protegê-los da exposição ao frio intenso”, revela.

Para as pessoas que optam por não aceitar o acolhimento, a Prefeitura oferece os serviços do Centro POP, especialmente a oferta de banho e alimentação. “Cabe ressaltar também a importância da equipe da Saúde que também atende esse público. Uma equipe técnica se desloca até esse local para atender demandas relacionadas à saúde, fornecer vacinas, medicamentos e demais ações necessárias para garantir o direito à saúde para a população em situação de rua”, completa Caetano.

Formas de colaborar

Jacqueline também aponta formas para a população colaborar com o combate ao frio na cidade. “É importante salientar a importância da Campanha do Agasalho que está acontecendo na cidade para que cada pessoa também possa fazer parte desse plano de ação no inverno, que é poder olhar na sua casa, na sua residência, aquilo que não lhe é mais útil, mas que pode ser útil para outras pessoas. Outra ação importante da sociedade civil é para que quando se deparar com uma pessoa em situação de rua, nos acionem para que possamos fazer a abordagem e oferecer os serviços da Prefeitura. Isso é uma maneira importante da sociedade contribuir nesse plano de inverno”, recomenda a secretária.

A Campanha do Agasalho 2022 foi lançada pela Prefeitura de Araraquara e pelo Fundo Social de Solidariedade no final do mês de abril. Com o tema “Neste inverno vamos cobrir a cidade de amor”, a ação vai até o dia 31 de julho em 117 pontos de coleta que estão relacionados no site oficial da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

Já o cidadão que encontrar uma pessoa em situação de rua e quiser ajudar pode acionar as equipes ligando para a Guarda Civil Municipal pelo número 153, para a Casa de Acolhida no telefone 3336-7510, ou durante o dia das 8h às 16h no Centro POP pelos telefones 3334-2253 ou 3331-2313.

 
 
 
 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.