Prepare seus sonhos. Consórcio é a modalidade de investimento mais descomplicada e vantajosa do mercado

0
956

Conheça o bê-á-bá do consórcio e descubra como se planejar para realizar o seu sonho

Você sonha em comprar um lugar para chamar de seu, ou mesmo, um carro para viver novas histórias e aventuras? Para materializar um sonho, não existe fórmula mágica, ou sorte,  o segredo, na verdade, é manter disciplina e cultivar um perfil planejador para organizar as finanças, ou ter disposição para encarar um financiamento + juros “com pressão alta”.

E para você que mantém tudo na ponta do lápis, o consórcio é uma escolha para lá de vantajosa. Além de ser uma opção com parcelas flexíveis sem juros, sem sustos e sem entrada para comprar um bem de alto valor, sem comprometer seu orçamento.

Simplificando: o consórcio é uma poupança conjunta para uma compra programada, e a responsabilidade de reunir um grupo de pessoas, como você, interessada no mesmo tipo de bem é de uma administradora. E pode ser um consórcio de imóveis ou um consórcio de carros.

Esse grupo de sorte paga as parcelas sem juros e de acordo com o plano escolhido, isso porque são elas quem garantem a compra do item do seu sonho. Além disso, todo mês um participante desse grupo é contemplado por sorteio ou lance, que funciona como um leilão: a maior oferta leva.

Para participar nas assembleias, ou seja, nas reuniões mensais do grupo, você precisa manter o pagamento das parcelas em dia. E só para reforçar: não há cobrança de juros nas parcelas, como em um financiamento, nem a necessidade de ter uma quantia alta para uma entrada. Consórcio é uma maneira fácil de você poupar em grupo.

A cada mês, essa quantia acumulada oferece a oportunidade de realizar um sonho com a carta de crédito na mão. Essas assembleias são organizadas pela administradora e é ela quem define qual dos participantes receberá essa carta de crédito.

Se você é do tipo que compara, verá que o consórcio é bem vantajoso e mais barato. Isso não significa que não existam taxas que devem ser pagas. Essas taxas são diluídas nas parcela e referem-se à administração, ao seguro e ao fundo de reserva.

São esses custos que garantem a manutenção e a saúde financeiro do grupo contra imprevistos, como inadimplência, desemprego e atrasos. Sem contar que reajustes são anuais e fixados por indicadores econômicos, como o IPCA, por exemplo, que mede a taxa de inflação e é utilizado para automóveis e consórcios de serviços.

No caso de imóveis, é usado o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Desse modo, no final de cada ano, um percentual mínimo será acrescido às suas parcelas como reajuste. A vantagem? O crédito também é corrigido, garantindo para o cliente não contemplado o poder de compra no momento da contemplação.

Perfil ansioso? O consórcio é uma modalidade contraindicada para os apressados em adquirir o bem. E mesmo para esses casos, a boa notícia é haver formas de garantir a contemplação sem depender apenas do sorteio mensal.

Liberdade de escolha + Poder de barganha = Consórcio

Carta de crédito na mão = liberdade de escolha. Ela funciona como um vale-compra, permitindo que você opte por apartamento novo ou usado, carro econômico, mas com o seu toque, do seu jeito, reforma em uma casa antiga, ou um terreno para construir do zero. Ah! Só não é vale utilizar a carta de crédito imobiliária para a comprar carro, ou vice-versa.

Carta de crédito é dinheiro na mão e oferece a você outra baita vantagem: o poder barganha, isto é, você tem a chance de negociar, aí o que vale é o seu poder de negociação para conseguir um desconto maior. Sem sombra de dúvida, o consórcio oferece uma aquisição mais simples, barata e mais tranquila de poupar para tirar seus sonhos da gaveta.

Consórcio é seguro e oferece garantias

Todo negócio é seguro e tem regras claras, e não seria diferente com o consórcio. Segurança e transparência são palavras de ordem durante toda a jornada do grupo. Para quem ainda tem dúvidas quanto ao modelo de compra antecipada e planejada, os termos e condições são redigidos em contrato. Isso elimina qualquer tipo de receio. Dica: busque o máximo de informações sobre a reputação da administradora.

Observe se a administradora tem um relacionamento transparente com seus clientes e se todas as informações sobre os seus produtos são descritas com clareza. Vale dizer que é preciso consultar o Bacen, o Banco Central, para verificar se a empresa tem a autorização para exercer essa atividade.

Ah! Toda garantia é válida, e a pesquisa pode e deve ser feita no próprio site da instituição, que comercializa o consórcio. Pesquise o histórico da administradora, esse é um ponto muito importante para cuidar do seu sonho.

 Marca registrada da Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcio, a Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País. Investe constantemente em pesquisa, tecnologia e inovação.

Tem, no consórcio, o centro de suas operações, exatamente por esse motivo, promove treinamento contínuo para todo o seu time, de maneira a oferecer serviços especializados na gestão de grupos de consorciados, formados por pessoa física e jurídica.

A Embracon é a administradora de consórcios com maior índice de contemplação por grupo, maior variação de planos e melhor taxa de mercado.

Leia mais: Conheça a Embracon e simule seu consórcio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.