Prefeitura recebe do Governo do Estado novo veículo para patrulhamento rural

0
508
Caminhonete foi cedida pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio do programa AgroSP+Seguro

A Prefeitura recebeu do Governo do Estado uma nova viatura para patrulhamento dos assentamentos e áreas rurais. O veículo foi cedido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, dentro do programa AgroSP+Seguro.

Nesta segunda-feira (21), o prefeito Edinho e secretários municipais estiveram na sede da Guarda Civil Municipal para conhecerem a viatura — uma caminhonete S10, modelo 4×4, cabine dupla, adaptada com tecnologias como GPS e rádio comunicador.

O veículo será utilizado em ações de vigilância, prevenção e combate às queimadas no campo. O patrulhamento rural será feito por equipes da Guarda Civil Municipal e abrangerá os assentamentos Monte Alegre (setores 3 e 6) e Bela Vista, o Horto de Bueno de Andrada, a Chácara Flora, o Parque Planalto, o Parque do Basalto, o Parque do Pinheirinho e as rotas turísticas/esportivas do campo (ciclistas).

A Prefeitura também ampliou o número de vagas da Atividade Delegada da Polícia Militar, permitindo que a PM estruturasse um esquema de segurança nas áreas rurais, que já acontece com a presença diária de duas equipes para a realização do policiamento ostensivo preventivo, principalmente nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.

As rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar terão, no mínimo, 8 horas de duração e ocorrerão em horários alternados de acordo com a necessidade e o interesse público.

Os Guardas Municipais terão como norte de atuação o patrulhamento comunitário, atenção a potenciais riscos à segurança local, ronda nas escolas e postos de saúde situados no campo e fiscalizações das legislações de Posturas municipais e ambientais.

“Agradeço muito ao Governo do Estado, em nome do secretário Itamar Borges [Agricultura e Abastecimento], pela doação do veículo para nossa cidade. A população dos assentamentos e das áreas rurais ganha mais segurança e qualidade de vida com esse novo investimento. Vale lembrar que também estamos encaminhando convênio com a Polícia Ambiental para, por meio da Atividade Delegada, aumentar ainda mais nosso alcance”, destacou Edinho.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, lembra que a nova viatura auxiliará no combate às queimadas, grande preocupação no período de estiagem.

“A Guarda Civil Municipal vai atuar diuturnamente, no mínimo 8 horas em cada local, e em horários variados, justamente para fazer a proteção e a prevenção. E na época mais crítica do ano, quando começa a incidência das queimadas no campo, a Guarda Municipal estará voltada para a prevenção desse delito. A PM estará atuando juntamente com a Guarda, já que a Prefeitura ampliou a quantidade de vagas da Atividade Delegada, reforçando ainda mais esse trabalho para suprir a carência que nós tínhamos, que é o patrulhamento preventivo nas vias rurais, assentamentos e no campo de forma geral”, explica João Alberto.

Também estiveram na visita o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a coordenadora de Agricultura, Enedina Andrade; o coordenador de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro; e, representando a Polícia Militar, o comandante da 3ª Cia., capitão Richard Braga de Oliveira, e o cabo Victor Henrique de Araújo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.