Prefeitura realizou 250 testes de IST e distribuiu 5 mil preservativos no Carnaval

0
98
Foto: Divulgação
Programa IST/Aids/CTA, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma mobilização com orientações em pontos estratégicos nos dias de folia


Em uma ação realizada com o propósito de levar conscientização e conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Prefeitura de Araraquara, por meio da equipe do Programa Municipal de IST/Aids/CTA de Araraquara, da Secretaria Municipal de Saúde, atuou nas ruas e em pontos estratégicos do Carnaval da Paz e Cidadania, com a distribuição de preservativos e panfletos informativos, além de realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Ao todo, foram realizados 250 testes, com três testes reagentes para sífilis e um teste reagente para HIV. Também foram distribuídos aproximadamente 5 mil preservativos nos dias de folia.

Saliane Ribeiro, gestora do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA de Araraquara, valorizou o resultado da mobilização. “Essa ação tem uma importância muito grande por nos possibilitar levar o recurso que temos de prevenção até as pessoas mais vulneráveis, que muitas vezes não procuram a saúde. É importante conhecer todas as modalidades de prevenção que temos no município. As pessoas pensam que é só preservativo e não é. Temos outras modalidades que também estamos aproveitando para divulgar aqui”, comentou.

As ações foram realizadas no pré-carnaval do Bloco Petit Phuá no Parque Infantil, no Bloco Unides do Vale, na Praça da Independência, no tradicional Carnaval da Avenida Bento de Abreu e no Carnaval nos Territórios dos bairros Parque São Paulo, Residencial dos Oitis, Cruzeiro do Sul, Hortências, Valle Verde e  Jardim Paraíso.

Os panfletos informativos focaram principalmente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, que são métodos preventivos indicados para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV. A PrEP consiste na tomada de medicamentos, antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Ou seja, é uma medida preventiva realizada com acompanhamento regular de saúde. Já a PEP é uma medida de urgência, para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV e deve ser adotada quando a pessoa tem relação sexual sem preservativo, se expondo ao HIV. Neste caso, ela tem até 72 horas para fazer uso do antirretroviral.

Vale enfatizar que testagem já faz parte da rotina desenvolvida por meio do Programa Municipal de IST/Aids, sendo realizada ao longo do ano na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids (CTA), localizado Rua Padre Duarte, 2.414, no Centro. O horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que para testagem o atendimento é das 7h30 às 16h30. O contato com o órgão pode ser feito pelo telefone (16) 3333-6700 ou pelo e-mail [email protected].

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.