N/A

Prefeitura realiza 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária

Evento da Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária ocorreu no último sábado (3), na ETEC Anna de Oliveira Ferraz

A Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Araraquara, realizou no último sábado (3), na ETEC Anna de Oliveira Ferraz, a 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária. O evento contou com parceria da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com o tema central “Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, o encontro foi uma etapa preparatória para a 4ª Conaes (Conferência Nacional de Economia Solidária), que será realizada em 2025, em Brasília, com o tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”

Presente na solenidade de abertura, o prefeito Edinho destacou a participação de gestores, empreendedores solidários, entidades do setor e sociedade civil na conferência, que é o espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva das políticas públicas voltadas à organização da economia criativa e solidária em Araraquara. O prefeito também enfatizou que Araraquara é destaque quando falamos em Economia Criativa e Solidária com o programa Coopera Araraquara, que beneficia diretamente cerca de 500 pessoas, oferecendo alternativas socioeconômicas através da economia solidária; o Programa Municipal de Estímulo às Startups, que incentiva o desenvolvimento econômico e a inovação com auxílio financeiro para startups, e o Edital de Chamamento Público 01/2024, que seleciona projetos para a melhoria de serviços e produtos de cooperativas e empreendimentos solidários. Essas iniciativas, segundo ele, são fundamentais para o fortalecimento do cooperativismo em Araraquara.

“Parabenizo o trabalho da Coordenadora de Trabalho e Economia Solidária, Camila Capacle, que junto da presidenta do COMTECS, Vívian Pacheco, e todos os servidores, auxiliam 13 empreendimentos incubados pela IPECS: 7 cooperativas, 3 associações e 3 novos empreendimentos que estão em formação. O Programa Coopera Araraquara venceu a categoria Inclusão Produtiva da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2023/2024, tornando Araraquara finalista na 12ª edição nacional do prêmio”, relembrou.

Araraquara também promove várias feiras de economia criativa que são fundamentais para a cidade, como a Feira de Artesanato do Choro das Águas, RolêFeira, Feira do Pôr do Sol, Feira Pets & Veg, Feira Tô em Casa, GiraFeira, Feira do Botânico e Encontro de Brechós.

“Essas feiras são grandes oportunidades para nossos empreendedores locais mostrarem seu talento e inovação. E as cooperativas são essenciais, porque promovem a horizontalidade nas relações de trabalho, onde todos têm voz e participam das decisões. Isso fortalece a união, a responsabilidade coletiva e garante que os frutos do trabalho sejam distribuídos de maneira justa entre todos”, concluiu o prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, também ressaltou o programa Coopera Araraquara.

“Trabalhamos forte em nossa cidade com a economia solidária associada ao cooperativismo e, a partir daí, promovemos políticas públicas que são referência para outros municípios. Apostamos em iniciativas que visam a expansão de empreendimentos econômicos solidários e, consequentemente, a diminuição do desemprego, da desigualdade social e a geração de emprego e renda. Isso é motivo de muito orgulho para nós que participamos desse trabalho.  Nosso objetivo aqui é unir diferentes realidades e construir propostas eficazes, visando a construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável para todos”, declarou Damiano.

Também falaram aos presentes na cerimônia de abertura da 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária, Julia da Silva Gutierrez Ruiz, representando entidades de fomento e universidades de Araraquara; Elaine Alves; representando os empreendimentos econômicos solidários de Araraquara; Vivian Pacheco, presidente do COMTECS; Camila Capacle, coordenadora executiva de Trabalho e Economia Solidária, e Nathália Rigolin, coordenadora executiva de Participação Popular.

Na conferência municipal, foram eleitos os os delegados que participarão das etapas estadual, em novembro, em São Paulo, e nacional, em abril, em Brasília.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Foto: Tetê Viviani

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS