“Prefeitura nos Bairros” inicia atendimento no Vale do Sol e Yolanda Ópice

0
111
Fotos: Tetê Viviani
Prefeito Edinho e secretários municipais participaram de solenidade realizada nesta terça-feira (5) no CAIC  Ricardo Caramuru de Castro Monteiro
 


Na manhã desta terça-feira (5), o CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, no Jardim Nova Araraquara, recebeu a solenidade que deu início à segunda fase do Programa Prefeitura nos Bairros, que passará pelas regiões do Vale do Sol e Yolanda Ópice. O evento contou com a participação do prefeito Edinho, de secretários municipais e representantes da comunidade. O evento teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo encontra-se disponível para visualização.

Em seu discurso, Edinho explicou que Araraquara gastou mais de R$ 90 milhões em 2021 com a Saúde para combater a pandemia da Covid-19 e agora chegou o momento de voltar as atenções para os problemas dos bairros. “A Prefeitura investiu muito para salvar vidas e não tinha nada mais importante que aquilo, porque a vida não tem preço. Agora temos que ir retomando todos os demais serviços da cidade e o Prefeitura nos Bairros é isso”, disse o prefeito.

Implantado por Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato como prefeito de Araraquara, o programa visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.

Além disso, o “Prefeitura nos Bairros” conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presente no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, dentre outros.

A vereadora Thainara Faria (PT), que representou a Câmara Municipal na solenidade, também lembrou que a cidade direcionou todos seus esforços no enfrentamento da pandemia e agora o programa volta para suprir os serviços necessários em cada região. “É importantíssimo que a gente valorize a presença da Prefeitura nos bairros e com certeza é importantíssimo que a gente cuide muito de cada pessoa através dos serviços de cada secretaria que está aqui muito bem representada”, pontuou.

Ana Paula da Silva, diretora do CAIC do Vale do Sol, destacou a relevância do programa. “Estamos abrindo novamente o Prefeitura nos Bairros, um projeto muito importante para colocar tudo o que precisamos para o nosso bairro”, resumiu.

Também participaram da solenidade os vereadores Paulo Landim (PT) e Hugo Adorno (Republicanos); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Junior; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairus Poleto; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; a secretária de Esporte e Lazer, Milena Pavanelli; a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; o coordenador Executivo de Gestão Ambiental do setor, Gelson Dantas, que representou a Secretaria de Meio Ambiente; o secretário de Cultura interino, Weber Fonseca; o superintendente do Daae, Donizete Simioni; o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; a coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o coordenador de Obras Públicas, Ernesto Velosa; o coordenador Executivo de Habitação, Alcindo Sabino dos Santos; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; o coordenador executivo de Proteção Social, Marcelo Mazeta Lucas; o coordenador de Assistência Social, Fernando Pachiega; a coordenadora executiva de Articulação Institucional, Graça Pinotti; e Jéssica Borges, representando os moradores da região.

Programação

Os dois bairros receberão simultaneamente as equipes de zeladoria e manutenção entre os dias 5 e 15 de abril, porém o atendimento social é realizado em uma região de cada vez. No Vale do Sol, o plantão de atendimento funcionará entre os dias 5 e 8 de abril, das 8h30 às 13h no próprio CAIC do Vale do Sol. Já o Yolanda Ópice terá como polo de atendimento o CER José Pizani, que fica na Rua Domingos Paulo Real, 347, Yolanda Ópice, onde o plantão funcionará entre os dias 12 e 14, das 8h30 às 13h.

O programa “Prefeitura nos Bairros” é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu sistema de atuação é simples, porém planejado para ser marcado pela eficiência: cada região receberá o programa durante cerca de dez dias e, nesse período, equipes de diferentes áreas da Prefeitura prestam atendimento direto aos moradores, que podem resolver as suas principais demandas relacionadas ao governo municipal sem saírem do bairro.

Próxima fase

A terceira fase do Prefeitura nos Bairros será realizada entre os dias 19 e 29 de abril e envolverá as regiões do Portal das Laranjeiras e do Cecap. Os serviços de manutenção e zeladoria serão feitos de forma simultânea nos dois bairros, enquanto o atendimento social será oferecido nos dias 19 e 20 na Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM), e na USF Cruzeiro do Sul “Farm. Cristovão Colombo” entre os dias 26 e 29.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.