Prefeitura nos Bairros completa uma semana de serviços intensificados

0
401
Regiões do Parque São Paulo e do Jardim Universal são as primeiras a serem atendidas pelo programa
 
Lançado na última terça-feira (22), o programa Prefeitura nos Bairros completou uma semana nesta terça-feira (29), com um balanço positivo de ações realizadas simultaneamente nas regiões do Parque Residencial São Paulo e do Jardim Universal. Introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, o programa visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas.

O propósito do programa é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.


Somente nesses primeiros dias, foram realizados 496 tapa-buracos nas duas regiões, que também tiveram 91.278,30 m2 de área roçada e contaram com a retirada de 387 toneladas de resíduos.

Além disso, o “Prefeitura nos Bairros” conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presente no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, dentre outros.

Ao todo, foram 211 atendimentos sociais realizados nessa primeira semana. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi a mais acionada, com 58 atendimentos, seguida da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e assuntos relacionados a habitação e trânsito (30) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (29). A população contou ainda com os serviços da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (18), Coordenadoria de Bem-Estar Animal (16), Secretaria de Cultura (14), Departamento de Dívida Ativa e Subprocuradoria Fiscal (13), Daae (12), Secretaria de Saúde (9), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (6), Secretaria de Esportes (4) e Secretaria da Educação (2).

Esse atendimento, diferente da zeladoria, não é realizado de forma simultânea, ou seja, o Parque São Paulo contou com os serviços entre os dias 22 e 25 de março, no Quiosque da USF “Gustavo de Moraes”, enquanto o atendimento na região do Universal teve início nesta terça (29) e vai até sexta-feira, dia 1º de abril, sempre das 08h30 às 13h na EMEF Olga Ferreira Campos.

O programa “Prefeitura nos Bairros” é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu sistema de atuação é simples, porém planejado para ser marcado pela eficiência: cada região receberá o programa durante cerca de dez dias e, nesse período, equipes de diferentes áreas da Prefeitura prestam atendimento direto aos moradores, que podem resolver as suas principais demandas relacionadas ao governo municipal sem saírem do bairro.

A Fase 2 do programa englobará as regiões do Jardim Nova Araraquara (com a zeladoria de 5 a 15 de abril e o atendimento social de 5 a 8 de abril no CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro) e do Yolanda Ópice (com a zeladoria realizada de 5 a 15 de abril e o atendimento social de 12 a 14 de abril no CER José Pisani).  

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.