“Prefeitura nos Bairros” atende Vale do Sol e Yolanda Ópice a partir desta terça (5)

0
281
Fotos: Tetê Viviani
Programa passa a atuar simultaneamente nas duas regiões com atendimentos sociais e serviços de manutenção e zeladoria
 

Após encerrar sua primeira fase de operação nas regiões do Parque Residencial São Paulo e do Jardim Universal, o programa Prefeitura nos Bairros inicia nesta terça-feira (5) sua segunda fase, que passará pelas regiões do Vale do Sol e Yolanda Ópice. Com a presença do prefeito Edinho e de secretários municipais, a solenidade de lançamento dessa nova etapa do programa será realizada às 9h no CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, na Av. Carlos de Angeli, 200, Jardim Nova Araraquara.

Implantado por Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato como prefeito de Araraquara, o programa visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.

Além disso, o “Prefeitura nos Bairros” conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presente no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, dentre outros.

Programação

Os dois bairros receberão simultaneamente as equipes de zeladoria e manutenção entre os dias 5 e 15 de abril, porém o atendimento social é realizado em uma região de cada vez. No Vale do Sol, o plantão de atendimento funcionará entre os dias 5 e 8 de abril, das 8h30 às 13h no próprio CAIC do Vale do Sol. Já o Yolanda Ópice terá como polo de atendimento o CER José Pizani, que fica na Rua Domingos Paulo Real, 347, Yolanda Ópice, onde o plantão funcionará entre os dias 12 e 14, das 8h30 às 13h.

Atuação intensificada

Lançado no último dia 22 de março, o programa Prefeitura nos Bairros encerrou sua primeira fase no dia 1º de abril, com um balanço positivo de ações realizadas simultaneamente nas regiões do Parque São Paulo e do Jardim Universal. Somente nesses dias, as equipes de zeladoria e manutenção atuaram em sete áreas próprias como postos de saúde, CRAS, áreas de lazer, entre outras. No total, o programa realizou 120.591,22m² de roçada com trator e realizou a remoção de 1.470m³ de resíduos nesses bairros. O programa realizou 453 tapa-buracos nas duas regiões, além da limpeza de 29 limpezas de boca de lobo, entre outros trabalhos.

Ao todo, foram 381 atendimentos sociais realizados nessa primeira fase. O Parque São Paulo contou com os serviços entre os dias 22 e 25 de março, no Quiosque da USF “Gustavo de Moraes”, enquanto o atendimento na região do Universal foi realizado de terça (29) até sexta-feira, dia 1º de abril, na EMEF Olga Ferreira Campos. A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular foi a mais acionada, com 75 atendimentos, seguida da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (61), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (54) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (50). A população contou ainda com os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Habitação/Trânsito (34), Departamento de Dívida Ativa e Subprocuradoria Fiscal (21), Coordenadoria de Bem-Estar Animal (20), Daae (20), Secretaria de Cultura (16), Secretaria de Esportes (12), Secretaria de Saúde (9), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (7) e Secretaria da Educação (2).


O programa “Prefeitura nos Bairros” é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu sistema de atuação é simples, porém planejado para ser marcado pela eficiência: cada região receberá o programa durante cerca de dez dias e, nesse período, equipes de diferentes áreas da Prefeitura prestam atendimento direto aos moradores, que podem resolver as suas principais demandas relacionadas ao governo municipal sem saírem do bairro.

Próxima fase

A terceira fase do Prefeitura nos Bairros será realizada entre os dias 19 e 29 de abril e envolverá as regiões do Portal das Laranjeiras e do Cecap. Os serviços de manutenção e zeladoria serão feitos de forma simultânea nos dois bairros, enquanto o atendimento social será oferecido nos dias 19 e 20 na Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM), e na USF Cruzeiro do Sul “Farm. Cristovão Colombo” entre os dias 26 e 29.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.